Urnas eletrônicas: Testes de segurança serão apresentados no ICCyber 2010

A segurança do sistema eleitoral brasileiro será debatida durante a VII Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2010), em Brasília, nos dias 15 a 17 de setembro. Um representante do Tribunal Superior Eleitoral vai apresentar os resultados dos testes realizados na urna eletrônica no ano passado, onde não foram encontradas falhas na principal ferramenta do processo democrático do Brasil.

[photoframe folder=wp-content/blogs.dir/38/files/urnas-1097933185 filename='normal_urnaeletronica.jpg' size=small desc='Resultados dos testes serão apresentado em Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos, em Brasília' align=center]

Durante a palestra, o representante do TSE abordará os resultados dos testes realizados entre os dias 10 e 13 de novembro de 2009, onde 38 especialistas de diversas áreas, representando diferentes instituições e empresas privadas ligadas às ciências da computação, tentaram superar, ou seja, burlar os dispositivos de segurança de software e hardware. Após o fim das tentativas de invasões, o sistema eletrônico de votação brasileiro foi considerado inviolável.

Os testes foram realizados com a presença de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA). A experiência, inicialmente sugerida pelo PT e pelo PDT, e depois encampada pelo Ministério Público, contou com trabalhos de profissionais da área da Tecnologia da Informação. Apesar dos testes o Relatório CMind expõe falhas das urnas eletrônicas.

De acordo com o relatório sobre o Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica do Comitê Multidisciplinar Independe – 1ª. Edição/Mar2010, obra produzida coletivamente para publicações sob a licença CC BY-NC/BR; os autores concluem que é “impossível para os representantes da sociedade conferir e auditar o resultado da apuração eletrônica dos votos.” Em outras palavras, desde 1996 a sociedade civil brasileira não tem como conferir e confirmar o resultado publicado pela autoridade eleitoral.

admin

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *