Descoberto nos computadores do senado o game Warcraft

Os computadores funcionais do Senado têm recursos que permitem driblar os direitos autorais. Com os devidos cliques, uma extensa lista de filmes, músicas e jogos eletrônicos fica à disposição do usuário. Qualquer pessoa com senha da rede interna consegue acesso fácil à programação. E tudo é gratuito.

O site Congresso em Foco descobriu os passos para se chegar ao espaço de entretenimento virtual estão escondidos no ícone “Meus locais de rede” que levam ao endereço de 13 servidores. Num deles, batizado de “Senado”, estão guardados centenas de pastas com diversos arquivos nos quais estão gravadas obras audiovisuais.

Descobriram ainda que músicas, filmes e jogos de computador ficam guardados em pelo menos duas pastas, “Md0066” e “Md0067”. Na primeira, o usuário tem acesso livre a 6,4 gigabytes (gb) de música, dispostos em 51 pastas secundárias com discos de artistas variados – da cantora pop Nelly Furtado à banda de heavy-metal Megadeth, passando pelo rock do Pink Floyd e cantores como Rogério Skylab e Beto Barbosa. Além disso, a Md0066 ainda oferece uma versão do internacionalmente celebrado jogo eletrônico Warcraft, e mais 32,5gb de filmes da pasta KRATZL.

A pasta Md0067 tem 45,8gb em material gravado, e registra nas pastas secundárias dezenas de arquivos de filmes, dos clássicos aos atuais, em 30,6 gb, mais 22 outros filmes em 15,2gb arquivos livres. As produções registradas nas pastas vão do clássico infantil A menina e o porquinho ao cult Ensaio sobre a cegueira, além de hollywoodianos como Homem de ferro, Gran Torino e Carga explosiva e a produção brasileira Meu nome não é Johnny.

O site Congresso em Foco tentou ouvir explicações da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen) sobre os arquivos, mas o diretor-adjunto do órgão, Deomar Rosado, disse que “reuniões consecutivas o impediriam de reservar tempo para a entrevista.”

A missão do Prodasen é “prover e gerir soluções de tecnologia da informação e de comunicações para o Senado Federal, bem como aperfeiçoar processos de trabalho, contribuindo com excelência e ética para o cumprimento de sua função institucional em benefício da sociedade brasileira”.

Pelo menos por enquanto a nobre missão do PRODASEN não está sendo cumprida e quem deveria dar o exemplo de combate à pirataria parece estar bem longe de aparecer bem na foto.

Related posts

Leave a Comment