Deputado defende liberação da web para campanha política

A Câmara dos Deputados deve iniciar nesta terça-feira (9/6) um debate sobre a utilização da rede mundial de computadores em campanhas políticas no Brasil. A proposta é do deputado Flávio Dino – PC do B-MA – e defende que a Internet seja liberada totalmente durante o processo eleitoral.

A partir da mudança, os candidatos poderão interagir também pelas mídias sociais, como blogs, Twitter, Orkut e YouTube. Seria um passo na direção de uma campanha como a do democrata Barack Obama, ao longo das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. E é de olho nessa experiência americana que políticos brasileiros apostam suas fichas para chegar mais perto dos milhões de eleitores online.

Por força da lei, atualmente a presença online de uma campanha se resume a um único endereço. A regra é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral e limita a utilização dos recursos da Web já de amplo domínio dos brasileiros.

Caso seja aprovado, os políticos do Brasil terão à disposição as mesmas possibilidades de Obama, que teve a Internet como a principal fonte de captação de recursos individuais.

O debate construtivo por meio da Web, a tendência é que as qualidades e os defeitos dos candidatos sejam evidenciados. Moriael Paiva foi o responsável pela campanha online de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo.

Related posts

Leave a Comment