DESTAQUES Estradas & Aventuras - Jan Messias Redescobrindo o Nordeste de Moto 

Boqueirão de Lavras, um Cânion impressionante no sertão do Ceará

 

Foto da primeira vez que visitei o Boqueirão de Lavras, ainda na pequena Fan125

Mesmo de longe dá pra ver o desfiladeiro do Boqueirão de Lavras

O Boqueirão de Lavras é um desses lugares que pouca gente conhece, mas que quem já pisou lá não esquece e certamente quer retornar. Foi uma das primeiras aventuras que fiz na minha pequena Fan125cc e que retorno com frequência para aproveitar a água tranquila do Rio Salgado.

Muitas famílias da região aproveitam o domingo nas águas do Boqueirão de Lavras

Um dos pontos de observação do topo do boqueirão

O lugar fica localizado a 6km da cidade de Lavras da Mangabeira, região do Vale do Salgado, no sul do Ceará. O nome boqueirão é usado para muitas formações e mesmo em outros lugares ouvimos esse termo, mas o boqueirão de que estamos falando é uma formação criada pelas águas do Rio Salgado ao longo do tempo escavando uma serra, abrindo seu caminho na direção norte. O lugar é um dos símbolos do município, estando inclusive impresso na bandeira. Muitas são as lendas do local, desde princesas, serpentes místicas, castelos encantados e fios de ouro. Perguntar aos moradores
sobre o local é ter uma pequena aula da mistura de lendas indígenas e portuguesas.

Na beira do rio, embaixo de uma árvore, existe uma tirolesa para quem quer um pouco de emoção
Na beira do rio, embaixo de uma árvore, existe uma tirolesa
para quem quer um pouco de emoção

O que chama atenção no Boqueirão de Lavras é a imponência: são mais de 150 metros até a água que corre lentamente no Rio Salgado. Ao longo do tempo a água cortou as pedras de maneira impressionante escavando a passagem que ainda conta com uma gruta de difícil acesso na parede leste. Mesmo de longe é possível avistar a serra subitamente partida no local do boqueirão.

OS CAMINHOS QUE LEVAM AO BOQUEIRÃO

A estrada de terra é uma opção com emoção para quem quer ir ao Boqueirão de Lavras, em Lavras da Mangabeira, Ceará.

Para chegar lá são possíveis dois caminhos, a depender de onde se está vindo e da disposição para enfrentar estradas de terra batida. Para quem vem pelo sul e chega em Lavras da Mangabeira, ir para o boqueirão é muito simples, já que, além de ser perto da cidade, a estrada até lá é pavimentada. Em caso de dúvida basta perguntar a alguém da cidade que rapidamente saberão informar.

Via pavimentada para o Boqueirão saindo de Lavras da Mangabeira. Com a Tenere 250 é um passaeio confortável

A ESTRADA PELA VILA ARROJADO

Vila Arrojado, uma das paradas para quem decide ir pela estrada de terra

Estrada de terra a caminho do boqueirão de lavras

Para quem vem pelo norte, passando pela cidade de Cedro, existe uma rota alternativa, de pouco mais de 20km em estrada de terra que leva ao lugar passando por uma vila do começo do século passado, Vila Arrojado, além de outras comunidades. São 20km imersos na mais pura paisagem sertaneja, em uma estrada razoável. Um cuidado a se tomar é para não se perder, já que a estrada se ramifica um pouco. Em época de chuvas e roteiro fica mais emocionante, com vários corrégos e pequenos riachos que se formam, dando um toque todo especial para a aventura. Por conta do tipo de estrada, especialmente na época chuvosa, essa rota deve ser feita apenas por motos Trail. Em outros tipos de moto, especialmente nas mais baixas é mais arriscado algum problema com pedras ou nos trechos alagáveis.

Na época chuvosa podem surgir riachos e corrégos no caminho, um desafio a mais. Para motos trail como a tenere 250 é mais um motivo para escolher essa rota.

APROVEITANDO O BOQUEIRÃO DE LAVRAS

O banho no rio e a tirolesa são alguns atrativos do lugar

Chegando ao Boqueirão de Lavras é hora de relaxar nas águas que correm tranquilas. Outra opão interessante é ir apreciar a vista da parte de cima da serra. Para chegar lá existe uma pequena trilha. A vista é impressionante, se abrindo para o vale do Rio Salgado. Para quem vai se arriscar a ver o Boqueirão de cima é bom tomar cuidado para não escorregar. A vista compensa os passos até lá.
Mesmo com a seca que afeta o nordeste o lugar ainda permanece com água boa e abundante para refrescar os visitantes. Lá existe um pequeno restaurante que serve pratos simples, mas bem preparados, além de oferecer chalés para aluguél e ter uma área para camping.

Descansar no topo das pedras do Boqueirão de Lavras também é uma opção interessante.

O boqueirão fica na propriedade do Sr. Bosco, um homem simples e de boa conversa que mora lá. Para estadias mais demoradas basta conversar com ele para acertar os detalhes. Um bom programa para grupos de amigos e família.

Para quem curte natureza o Boqueirão de Lavras é o lugar certo, com muitos pontos bons para armar uma barraca e conhecer a região
 Onde fica:[otr_map lat=”-6.7493668″ lng=”-38.96426489999999″ zoom=”8″ width=”300px” height=”200px” style=”Default” markers=”yes” animate=”yes” title=”Boqueirão de Lavras”]

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.