Mercado 

Afundada em dívidas Gas Gas pode encerrar suas operações

Uma triste notícia na mídia espanhola expôs que a empresa Gas Gas, com sede na Catalunha e maior fabricante mundial de motos para trial, apresentou no dia 17 de janeiro passado uma petição à justiça de Girona, na Espanha, para reestruturar uma dívida da companhia, orçada em 24 milhões de euros. No ano de 2014, a empresa fabricou nove mil motos, sendo 95% exportadas para outros países, inclusive o Brasil, onde a marca é representada pelo grupo Celeghini, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, e tem 26 revendas credenciadas. Também foi com os brasileiros, em 2012, que a Gas Gas lançou a Cami EC 250F, uma motocicleta de enduro desenvolvida para o Brasil e o Mercosul.

1593a

Em comunicado, o presidente da empresa, Yariv Gilat, fez a seguinte afirmação: “A companhia carrega uma substancial dívida financeira, originada em anos precedentes, e que afetou nosso dia a dia em todos os âmbitos, comprometendo nossa capacidade para fabricar e entregar motos e peças de reposição a nossos leais clientes, assim como as atividades de marketing, pesquisa e desenvolvimento. Todas as partes envolvidas na família Gas Gas (fornecedores, importadores e concessionários) têm atravessado muitas dificuldades devido a essa situação e as enfrentam como enorme lealdade, devoção e paciência”.

1593b

Para demonstrar credibilidade, em fevereiro do ano passado, a Comunidade da Catalunha concedeu à Gas Gas um empréstimo participativo de dois milhões de euros, com o propósito de “consolidar um projeto industrial estratégico para a Catalunha” e exportar as motos Gas Gas e Ossa para Austrália e Estados Unidos, entre outros países. Agora, com a produção paralisada, a operação foi afetada como um todo, restando à “família Gas Gas” aguardar que a companhia e os acionistas fechem o acordo de restruturação da dívida com a maior brevidade e recomecem de imediato a atividade produtiva.

1593c

Lembramos que a empresa catalã também detém o título de terceira fabricante mundial de motos para enduro e caso encerre suas atividades vai afetar 500 empregos diretos e indiretos.

 

Fonte: Dealernews.com

Fotos: Divulgação/Gas Gas

Related posts

Leave a Comment