DESTAQUES Mercado 

Tipos de motos: escolha a que mais lhe agrada

As motocicletas podem ser muito mais do que um meio de transporte. Para muitos, essas máquinas sobre duas rodas são uma verdadeira paixão e parte importante de um estilo ou filosofia de vida.

E não são poucas as variedades de modelos de motos: elas podem se diferenciar tanto pelo design e estilo quanto pela sua motorização e dirigibilidade. Aprofunde seus conhecimentos sobre elas e veja qual comina mais com você.

Vespas, Scooters, Lambretas e Motonetas

Modelos clássicos que marcaram uma época, essas motos se tornaram ícones de tribos alternativas nos anos 1950 e 1960, e ainda são cultuadas nos dias de hoje. Tanto os modelos clássicos quantos suas releituras modernas contam com motorização modesta e um design que permite que o piloto dirija com as pernas à frente do tronco. Sua principal característica é o escudo frontal, que se estende do guidão até a roda.

Custom

Também conhecidas como estradeiras, as motocicletas custom são muito bem representadas pela famosa linha Harley Davidson. Apesar de sua potência intermediária, o foco das motos custom é o conforto para o viajante, que pilota com o tronco recostado e com as pernas para frente.

Outra característica marcante das motos custom é sua identificação estética. Seu formato inconfundível, com tanque grande e proeminente cria um aspecto robusto, inclusive nas linhas inferiores. Suas rodas imponentes combinadas com pneus especializados, como os tradicionais pneus  Metzeler, criam linhas belas e intensas para o estilo que só a custom possuem.

Chopper

Tão icônicas quanto as estradeiras, as motocicletas chopper têm guidões mais altos e o garfo mais alongado, que projetam a roda dianteira mais à frente do tanque, que também é mais alto. Um de seus diferenciais é a ausência do banco traseiro para o garupa.

Off-road

Voltadas aos motociclistas de espírito aventureiro, as motos off-road, também conhecidas como MotoCross ou trail são máquinas possantes, adaptadas para terrenos acidentados e terra, capazes de transpor grandes obstáculos graças a sua tração poderosa.

Motos Esportivas

Com linhas futuristas e aerodinâmicas aliadas a motores muito possantes, essas motos são as preferidas dos amantes da velocidade. Alguns modelos apresentam motorização generosa, acima das 600 cilindradas, e podem chegar aos impressionantes 300 km/h.

O ruído de seu escapamento é muito característico e intenso, como pode ser notado nos circuitos de corrida.

Street

As preferidas pelos motoristas urbanos, as motos street geralmente possuem motores de 125 cilindradas e porte médio, garantindo a versatilidade em curvas e manobras. Essa categoria de motos também é muito econômicas quanto ao consumo de combustível.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.