Site Jurídico Transmite Notícias Via Iphone

A partir deste mês, o site Expresso da Notícia (www.expressodanoticia.com.br) está oferecendo a seus leitores notícias pelo sistema da Hands (www.hands.com.br), que leva conteúdo noticioso por meio de canais especialmente projetados para o iPhone. Somente o iPhone é capaz de reunir, em um só aparelho, três importantes diferenciais em relação aos celulares e smartphones.

Trata-se de um telefone móvel de vanguarda, um Ipod com tela widescreen e um aparelho capaz de conectar-se às aplicações da internet, como e-mail, navegador, mapas, buscas e textos.

Desde 2004, o noticiário em tempo real do Expresso da Notícia compõe o sistema da Hands, que reúne os melhores provedores de informações brasileiros diretamente para palmtop ou smartphone. Com esse serviço, os palmtops e celulares recebem diariamente as notícias jurídicas em qualquer momento ou local, em conteúdo especialmente formatado para tela do dispositivo, com páginas leves, rápidas e coloridas.

O sistema permite o acesso às notícias mesmo em equipamentos que não possuem conexão wireless, caso da maioria dos palmtops e celulares em uso. Ao todo, são 180 mil leitores, dos quais cerca de 25 mil são das áreas jurídicas (advogados, juízes, promotores e outros) e setores afins (contadores, administradores, economistas, jornalistas e estudantes).

A Hands é uma empresa brasileira especializada no chamado mobile advertising (“publicidade móvel”). O Canal de Conteúdo com as notícias jurídicas do Expresso da Notícia registrou 153.344 page views no mês de abril, acessos feitos de diferentes dispositivos móveis.

Noticiário jurídico em tempo real

Desde 27 de março de 2001, o site www.expressodanoticia.com.br traz notícias jurídicas atualizadas diariamente. São decisões dos Tribunais superiores, alterações de dispositivos legais e serviços destinados a comunidade jurídica, como instalação de novas varas, criação de juizados, leis processuais, entre outros itens. São mais de 7.700 textos e notícias acumuladas ao longo de cinco anos, que podem ser consultadas gratuitamente, e estão distribuídas por 54 editorias.

O internauta tem acesso a um banco de dados com jurisprudências selecionadas e artigos sobre temas atuais dos diversos ramos do Direito. As principais notícias são acompanhadas pela íntegra de decisões judiciais, novas leis, jurisprudências selecionadas e textos interpretativos.

O novo layout oferece um sistema de busca que facilita a navegação dos usuários por meio de uma ferramenta de busca simples, semântica e intuitiva. Utilizando como fonte o banco de dados, os resultados são apresentados separados por categorias, o que possibilita achar o que quiser em dois cliques. Também é possível pesquisar nos índices das editorias.

Audiência

As páginas são visitadas por um número crescente de internautas. O site registra 7.260 visitantes únicos ao dia e 227.665 ao mês (dados de março de 2008), revelados pelo software Urchin, que monitora a audiência. Esse software mede a audiência e indica as páginas mais visitadas, o caminho percorrido pelo visitante, a origem das visitas e as palavras-chave utilizadas para pesquisa nos sites de busca. Essas informações permitem dimensionar o noticiário de acordo com o interesse do público.

O sucesso pode ser explicado porque o site utiliza a linguagem jornalística, procurando “traduzir” os termos técnicos do “juridiquês” para o universo do internauta, além de antecipar as principais tendências da Justiça. Em várias ocasiões, o site saiu na frente de jornais e agências de notícias, “furando” a grande imprensa. Foi o primeiro site a noticiar, em tempo real, as condenações de políticos por manter trabalhadores em situações análogas às de escravos.

O site criou algumas editorias de útilidade pública, como Direito e Saúde, na qual são publicadas decisões que obrigam a União, Estados e municípios a fornecerem medicamentos e tratamentos médicos a pacientes carentes.

Recentemente, o Expresso da Notícia criou quatro novas editorias: Concursos (com notícias e decisões judiciais); Mercado de Capitais (legislação); Legislação (novas leis e links para matérias relacionadas), Internacional (com notícias jurídicas internacionais traduzidas) e Rotinas Trabalhistas (leis e normas das rotinas de admissão e desligamento de funcionários).

Links

O site traz também informações sobre voluntariado, com dicas de sites onde o internauta pode praticar boas ações on line, com um simples click. Há também uma agenda de eventos do terceiro setor.

Na página Media Links, são sugeridos 385 links de jornais, revistas e agências de notícias dos 5 continentes, além de sites educaionais e da comunidade de língua portuguesa. Mais de 100 sites de jornais brasileiros na Internet, divididos por estados e municípios. São indicados também sites educacionais, dirigidos à comunidade de língua portuguesa e portais jurídicos da América Latina e de Portugal.

São apresentados também links dos principais websites estrangeiros que contém informação ou mecanismos de busca de informação de legislação, jurisprudência e doutrina disponíveis gratuitamente.

Sobre a Expresso da Notícia

A Expresso da Notícia é especializada na busca de soluções em jornalismo para as mais diferentes aplicações. Composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência em jornalismo impresso, comunicação empresarial, rádio, TV e Internet, a Expresso da Notícia produz publicações impressas dirigidas e científicas.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment