NOVIDADE: Vírus a partir de multa de trânsito

Um americano chega ao seu carro e lê o seguinte aviso: “VIOLAÇÃO DE ESTACIONAMENTO: Este veículo está violando a regulamentação padrão de estacionamento. Para ver fotos com informações sobre suas preferências de estacionamento, veja [www.]”.

Toda a ação, muito bem planejada, faz parte de uma campanha dedivulgação de um antivírus falso e impressiona, além da criatividade, pelo ‘modus operandi’.Segundo divulgado pelo Internet Storm Center (ISC), um grupo mantido pelo Instituto SANS que monitora a atividade maliciosa na rede, panfletos eram colocados nos parabrisas de carros estacionados em Grand Forks, Dacota do Norte, nos EUA e traziam um endereço web. Ao acessá-lo o internauta baixava uma praga digital.

O site mencionado na “multa” traz fotos de carros estacionados no local onde foi deixada. Para permitir que o usuário veja mais fotos, a página exige que o usuário instale uma barra de ferramentas de pesquisa por fotos. Uma vez instalada, junto com a barra vem um cavalo de tróia para o sistema. O arquivo espera alguns momentos para então tentar convencer o internauta a baixar um antivírus fraudulento conhecido como “Antivirus 360”.

O site malicioso é ‘linkado’ com o local onde os panfletos foram deixados, e com a exposição das fotos sendo do mesmo lugar proporciona ainda mais credibilidade à página, reduzindo as suspeitas dos usuários.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.