Motodicas – Como guardar a moto no inverno?

Apesar de motivarmos os nossos leitores a usarem a moto no Inverno com o nosso último artigo, aceitamos o facto de haver quem prefira mesmo assim deixar a moto na garagem.

Sendo assim, segue um artigo sobre o conjunto de procedimentos que devem ser feitos para a moto estar nas mesmas condições em que estava antes de ser arrumada.

Arrumação

A moto deve preferencialmente ser arrumada num sítio abrigado dos elementos como uma garagem. Deverá ser tapada com uma capa para evitar a acumulação de poeiras ou insectos nos compartimentos do motor e também para evitar atrair os olhares alheios.
Assegure-se que faz uma limpeza geral antes de a guardar. Seque-a o máximo possível de forma a não deixar acumular humidade e pode mesmo passar um spray anti-corrosão como o WD-40 nas partes metálicas (evite passar nas borrachas) e um spray à base de silicone nas partes de borracha.

Bateria

Para evitar a descarga da bateria deve conectar um carregador para a manter alimentada, isto porque mesmo com a moto desligada há consumo de energia, especialmente se deixar um alarme ligado. Pode também removê-la da moto e guardá-la num local seco.

Combustível

Ao deixar a moto parada por períodos de 3 meses pode adicionar um aditivo ao combustível como o Silkolene Pro FST para evitar danos no motor devido à perda de propriedades do combustível. Para períodos mais longos é conveniente esvaziar o tanque.

Colectores

Os colectores geralmente apresentam afinidade para ganharem ferrugem. Tenha especial cuidado com este componente e aplique um pouco de WD-40 depois de se assegurar que está completamente seco.

Discos dos travões

Coloque um pedaço de cartão entre os discos e as pastilhas uma vez que quando paradas durante muito tempo as pastilhas têm tendência a colar aos discos.

Pneus

O ideal seria manter ambas as rodas suspensas com um stand para evitar a deformação dos pneus devido ao peso da moto e também para evitar o contacto permente com uma superfície fria de betão, que afecta as propriedades da borracha. No caso de não possuir um stand pode colocar uma tábua de madeira por debaixo de cada pneu que ajuda a isolar o mesmo.

Votos de segurança na estrada,

A equipa MotoDicas

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.