Internet e TI: os novos desafios das agências de notícias

Buenos Aires – O 3º Congresso Mundial de Agências de Notícias será aberto hoje (19) à noite em Bariloche, na Argentina, com a presença de 166 representantes de 76 agências de notícias dos cinco continentes, além de convidados especiais. Na pauta, uma série de discussões sobre os desafios que as agências enfrentam diante das inovações tecnológicas e das novas ferramentas criadas pelainternet – como a incorporação de serviços audiovisuais – para atender às necessidades de milhões de usuários de todo o mundo.

Sergio Fernández Novoa, vice-presidente da Telam, agência de notícias do governo argentino, que organizou o congresso, afirmou que as agências não querem competir com os canais de televisão, mas oferecer um serviço complementar ao cidadão. Antes da chegada da internet e da tecnologia da informação (TI), que se aperfeiçoa rapidamente, a notícia oferecida pelas agências era lida pelos jornalistas. “Hoje, no entanto, ela chega diretamente ao cidadão por meio dos portais dainternet“.

O 3º Congresso Mundial de Agências de Notícias começa oficialmente esta noite (19), com pronunciamento da presidente argentina, Cristina Kirchner, e prossegue até o dia 22. O congresso reunirá presidentes e diretores de instituições como a inglesa Reuters, a norte-americana Associated Press (AP), a francesa France Press (AFP), a chinesa Xinhua e a espanhola EFE, entre outras. A Agência Brasil será representada pela presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, e pela editora executiva Nádia Franco. Tereza Cruvinel falará sobre o desenvolvimento e a fluidez multimídia nas redações.

Com informações da  Agência Brasil
Por Luiz Antônio Alves – Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.