FORUM PCS: 5 anos! – Olha só o que vocês aprontaram!

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam.”

Bernard Shaw

Ao ler os números do Fórum PCS, detalhados nas mais de duzentas páginas de informação que tive acesso, confesso que fiquei bastante impressionado com o tamanho desse empreendimento.

Talvez por conviver diariamente com números nas disciplinas de marketing, jornalismo e vendas é que aprendi a gostar deles e a entender que, além das ‘cartas’, os números auditados, ‘não mentem jamais’.

Numa análise superficial (superficial, mas não menos profunda que é para caber aqui) podemos definir o Fórum PCS como um case de marketing, informação e de vendas extraordinário.

São mais de 120 mil usuários cadastrados (é mais que a população da cidade de Cabo Frio, RJ.) que juntos aos visitantes únicos (pessoas, indivíduos, identificados através de cookies, mas que não necessariamente se registraram no site) realizam mensalmente cerca de três milhões de visitas às mais diversas páginas com informações disponibilizadas no Fórum. ‘Extremers’, entretenimento, aprendizado básico, assuntos gerais, apoios a projetos e áreas estratégicas fazem parte de um conteúdo rico e precioso postado por todos esses usuários, mensalmente. Além disso, o Fórum oferece artigos, colunas, notícias e publica press-releases das assessorias de imprensa. Para movimentar toda essa cidade virtual é necessário o trabalho de muita gente boa. Moderadores, editores, autores, redatores e programadores se juntam a nomes consagrados da informática nacional tais como B.Piropo, Flávio Xandó, Júlio Preuss, Elis Monteiro, André Machado, Paulo Couto e tantos outros. Esse time de ‘feras’ semanalmente traz um assunto ‘quente’ que movimenta o Fórum, mostra tendências, estuda comportamentos, critica, elogia, enfim, faz a informação circular. Tudo pra ouvir a sua opinião, que para nós é a parte mais importante.

Os números impressionam mesmo e eu não resisto a comparações. Somos 16 milhões de internautas segundo o IMD. Aproximadamente 15% desse universo circulam por aqui. Não é exagerado dizer que de cada 10 usuários de internet, quase dois estão por aqui freqüentemente. Em abril de 2007, segundo o IBOPE, 11,4 milhões de pessoas acessaram a internet de suas residências e o Brasil ainda é o campeão mundial em horas navegadas quase 16 horas diárias e o 11º maior mercado mundial para conexões de banda larga, com pouco mais de 6 milhões de usuários, segundo um levantamento divulgado pela consultoria britânica Point Topic.São 40 milhões de computadores em uso corporativo e doméstico, de acordo com pesquisa do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

As visitas ao Fórum duram, em média, 5 minutos por usuário. Os números não param por ai. No item page impression (páginas solicitadas pelos usuários, descartados os ‘refreshes’ e os erros de página) os números chegam a impressionantes 7.000.000 com uma média diária de cerca de 234.000 page impressions. .

Se multiplicarmos o tempo médio versus número de usuários únicos mensais teríamos cerca de 24 anos de informação em um único mês.

Quer mais? Então pega essa:

•Os nossos usuários já postaram um total de 1.845.621 mensagens.

•Temos 122.166 usuários registrados

•No momento que fizemos esse levantamento haviam 1.088 usuários ligados: 67 registrados, 7 invisíveis e 1.014 visitantes

Caso de amor-à-primeira-vista, o usuário e visitante qualificados, quando chegam aqui e conhecem esse poderoso arsenal decomunicação voltado para um público especializado, apaixonam-se.

Nascido em meados de 2001 o Fórum ainda é um precoce garoto de cinco anos que cresce com enorme rapidez. De pouco mais de milhares de usuários no início, para os mais de três milhões em 2007. Em pouco tempo o FÓRUM PCS tornou-se uma incontestável fonte gratuita e democrática de informação para usuários avançados, e passou a ser o centro de uma comunidade virtual de grandes proporções e com alto índice de colaboração mútua.

Aqui a democratização e a socialização do conhecimento e da informação são coisas sagradas. Os debates vão do postlight, aquele de baixa caloria e que não ofende ninguém, ao radicalismo extremo da empolgação. Por vezes é necessária a intervenção de um moderador para acalmar os ânimos mais exaltados, senão o ‘bicho pega’, mesmo que seja virtualmente.

Mas é exatamente essa pluralidade que faz o sucesso desse Fórum. Essa deliciosa ‘sopa de idéias’ e de informação conquista, diariamente, cada vez mais usuários. Fabricantes que desejam relacionar-se com público especializado buscam aqui no Fórum responder às dúvidas e questionamentos de tão seleta platéia, por que sabem que cliente que reclama e não é atendido, muda pra concorrência e bem pior: se está descontente espalha por 15. Aqui no FÒRUM essa insatisfação pode ser pulverizada para mais de dois milhões. Arrasador se os executivos de imagem e pós-venda não forem vigilantes.

Informação errada, imprecisa e/ou maquiada é garantia imediata de protestos. Se a empresa não está preparada para lidar com um público tão qualificado, nem deve se aventurar por aqui, pois do outro lado, quem está lendo sabe muito bem o que está sendo escrito ou pelo menos explicado.

Tamanha é essa responsabilidade para com a informação precisa e de qualidade que sempre estão por aqui alguns fabricantes tais como a Preview, AOC, Edifier, Microsol, e muitos outros, que acessam o site diariamente e seus diretores comerciais/técnicos (Isso! Eles mesmos!) respondem aos usuários diretamente, de forma transparente, mostrando o valor do site para o relacionamento entre a indústria e seus consumidores. Para nós isso é o mais límpido sinal da força que o FORUM tem. Por isso o usuário é fiel. Está mais para os 300 de Esparta que para os ‘apagaiados’ soldados de Xerxes.

Lançar produtos no FORUM virou quase que ação obrigatória para quem deseja atingir aqueles que influenciam nas compras. Os usuários que aqui freqüentam, configuram hardware, instalam software, assessoram, cotam, compram computadores e itens de software, hardware e suprimentos. Intermediam e indicam a melhor compra. E influenciam em grande parte das vendas que sofrem influência direta e indireta de pessoas com esse perfil.

E por falar em perfil, o dos freqüentadores do FORUM PCS é invejável:

•88% dos acessos são feitos no Brasil, 5% em paises de língua portuguesa e o restante em outros países, com destaque para os EUA, Japão e Espanha, provavelmente por brasileiros residentes.

•Internet Explorer é o browser mais utilizado (74%), Firefox em segundo (21%) e Opera em terceiro (3%), porém o Opera tem como padrão ser identificado como Internet Explorer, portanto pode haver uma distorção nesse número.

•97% dos usuários usam Windows, 2% usam Linux e 1% usam outros sistemas operacionais.

•54% utilizam resolução de 1024×768, 25% utilizam 800×600 e os restantes utilizam resoluções maiores com destaque aos padrões Widescreen (muito comuns em notebooks). O uso de resoluções 640×480 é desprezível (menos de 0.5%)

•97% dos usuários têm Java habilitado

•96% usam flash na versão 7.0 ou superior

•São Paulo (33%), Rio de Janeiro (20%), Distrito Federal (12%), Minas Gerais (7%) concentram a maior parte das visitas. Em seqüência seguem os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que somados atingem 13%.

•45% das páginas vistas pelos usuários são de algum tópico do fórum ou um comentário de qualquer assunto (coluna, artigo ou notícia). 21% são páginas de notícias, artigos ou colunas, e 17% são concentradas na primeira página do portal.

Estima-se que os formadores de opinião em T.I. sejam responsáveis, direta e indiretamente, por cerca de 48% das vendas de PCs, peças de reposição, softwares e de serviços de informática.

Jornalistas de vários veículos de comunicação e profissionais de marketing das mais variadas marcas visitam periodicamente o FÓRUM em busca de informações para dar maior consistência às suas ações.

E tem mais: No aniversário de 5 anos do FÓRUM PCS novas ações estão no ‘forno’ sendo preparadas com muito carinho para que os nossos usuários e visitantes possam orgulharem-se de ajudar a construir esse sucesso de marketing eletrônico de relacionamento. Vem muita novidade por ai. Mas por enquanto, manda a regra dos bons negócios: é segredo.

A idéia FORUM PCS que nasceu em 2001 cresceu tanto que para o seu idealizador, Paulo Couto, o FÓRUM já não é mais dele. Diz ele:

“não me considero dono do site há algum tempo, passei a ser uma espécie de Gestor, alguém que apenas aponta a direção e corrige os rumos, realizando os investimentos necessários para que o ecossistema virtual funcione satisfatoriamente.” Finaliza Couto.

Minha saudosa avó dizia uma coisa interessante quando a gente fazia algo e isso tomava enormes proporções. Ela dizia: “Ô menino tinhoso..! Olha só o que você aprontou..!” Trazendo aqui para a nossa realidade posso dizer: “Meninos e meninas do FORUM PCS, olha só o que dois milhões de vocês aprontaram!.”

No FORUM PCS o usuário tem, em matéria de informática e tecnologia, tudo para todos os gostos. Esse princípio verdadeiramente democrático me faz sentir orgulho de fazer parte e ter prazer em estar aqui em grande e boa companhia.

Parabéns, FÓRUM PCS, usuários e visitantes pelos seus cinco anos de muita vida!

[photoframe size=large desc='' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/forum-pcs-5-anos-olha-so-o-que-voces-aprontaram' filename='image001~1.jpg']

[photoframe size=large desc='' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/forum-pcs-5-anos-olha-so-o-que-voces-aprontaram' filename='image003~1.jpg']

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.