Criador da Web abre Campus Party Brasil 2009

Timothy Berners-Lee, defensor da liberdade na rede. O inglês será o protagonista da abertura da Campus Party Brasil 2009, que acontece de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo (SP), no Centro de Exposições Imigrantes.

Sua participação inclui uma conferência sobrea Web semântica (3.0) no dia 20 de janeiro, às 19 horas, além de presença na abertura oficial, no dia 19. Ele estará no Brasil no momento em que o País discute a regulamentação da sua política contra crimes eletrônicos, por meio do projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que tramita na Câmara dos Deputados.

Na lista dos 100 gênios vivos do mundo, pelo jornal britânico “The Telegraph”, Berners-Lee é o criador de algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da Web. Entre elas, a linguagem de marcação utilizada para produzir páginas, o HTML (HyperText Markup Language), o protocolo de comunicação que transfere dados, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), e o sistema de localização de objetos na Web, o URL (Universal Resource Locator).

Em 1990, quando trabalhava na Organização Européia para Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês), o inglês já havia desenvolvido todas as ferramentas necessárias para fazer a Web funcionar: o primeiro navegador, o primeiro servidor e as primeiras páginas.

Atualmente, Berners-Lee lidera o consórcio W3C, que define padrões da rede. Está à frente das discussões sobre Web semântica, extensão da Internet atual que poderá permitir aos computadores e humanos trabalharem em cooperação.

Local: Centro de Exposição Imigrantes-rodovia dos Imigrantes, km 1,5 km. Haverá transporte gratuito do metrô Jabaquara até o local diariamente, das 10h às 22h.

Data: De segunda (19) a domingo (25).

Inscrições: www.campus-party.com.br Preço: R$ 150, com direito a acampamento durante a semana (não é possível mais levar notebooks).

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.