Chineses presos por trabalharem irregularmente em tele do RJ

Policiais federais encontraram nesta segunda-feira, 03/08, dez engenheiros chineses trabalhando ilegalmente para uma empresa de telefonia, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o titular da Delegacia de Imigração do Rio, Ricardo Bechara, alguns deles estavam sem documentos e outros tinham apenas o visto de negócios, que não permite o trabalho assalariado no país.

Bechara informou que foi o segundo caso desse tipo em menos de quatro meses, já que, em abril deste ano, a Polícia Federal autuou 18 engenheiros chineses em outra empresa de telefonia, no mesmo centro empresarial da zona sul.

“Tudo indica que isso esteja se tornando uma prática comum. Vamos intensificar o trabalho de fiscalização de imigração, nas empresas que tentam buscar mão de obra especializada estrangeira de forma irregular, deixando de lado a mão de obra especializada brasileira. Quer trazer mão de obra de fora? Pode trazer, desde que regularize a situação”, disse o delegado.

Os dez chineses encontrados hoje foram multados em R$ 2.500, cada um, autuados e convidados a deixar o país no prazo de oito dias. Caso contrário, a Polícia Federal poderá pedir à Justiça que eles sejam deportados. A empresa ZTE do Brasil, que empregava os chineses, também foi multada em cerca de R$ 20 mil.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.