China lança o MAP WORLD e já supera o Google entre os chineses. #tecnologia

Apenas imagens de altitude elevada

O Google e a China entraram em conflito ano passado, quando um ataque de hackers originário do país asiático forçou o Google a fechar seu serviço de busca no idioma chinês na China continental. O Map World foi lançado pelo Serviço Estatal de Agrimensura e Mapamento nesta quinta-feira, e está disponível em www.tianditu.cn . Apesar da página estar em mandarim, os usuários do browser Chrome, do Google, conseguem ver grande parte dos comandos pelo seu tradutor.

O Google informou na época que estava avaliando as novas regras, criadas para permitir que a China bloqueie os serviços de fornecedores que não se qualifiquem para uma licença. O serviço de vídeos YouTube e o de fotos Picasa, controlados pelo Google, estão bloqueados na China. As buscas originadas na China são agora direcionadas ao serviço de buscas do Google em Hong Kong, pois o Google não opera servidores na China continental.

Em razão do tamanho do mercado chinês e por conta de todas as proibições e limitações impostas pelo governo daquele país, acredita-se que em breve, o Google perca o lugar de primeiro site de buscas também para mapas.

Apenas imagens de altitude elevada

O Map World só oferece imagens de altitude elevada, fora da China, e o outro lado da fronteira entre a China e a Coreia do Norte revela uma área branca depois que certa resolução é atingida. Outros países também apresentam telas em branco para as resoluções mais elevadas. Taiwan, que a China define como província traidora, não pode ser vista na mesma resolução que a China continental. Na China, serviços de mapeamento continuam sujeitos a normas estatais de sigilo, o que cria problemas para mineradoras, já que mapas de alta resolução sobre jazidas não estão disponíveis, e também para simples turistas.  Algumas das imagens em alta resolução do Map World sobre o centro de Pequim foram obtidas em 1º de outubro de 2009, quando as ruas foram esvaziadas para o desfile militar do Dia Nacional da China.

Postagens Relacionadas

0 Thoughts to “China lança o MAP WORLD e já supera o Google entre os chineses. #tecnologia”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Lissandro Santos, Luis Sucupira. Luis Sucupira said: China lança o MAP WORLD e já supera o Google entre os chineses. #tecnologia: http://wp.me/p15E0l-hY […]

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.