Motociclismo Segurança 

A moto caiu? Acalme-se!

As motos são bens de alto valor e que exigem diversos cuidados e atenção. Se você é apenas fã ou possui um veículo de duas rodas, sabe muito bem disso.

Porém, muitos fatores que, infelizmente, fogem ao controle do proprietário podem afetar a aparência e a vida útil da máquina.

Adversidades do tempo, defeitos de fábrica ou acidentes, por exemplo, são pesadelos para quaisquer pilotos.

Todavia, por mais que essas condições possam ser inesperadas, há ações que podem ajudar, caso alguma delas surja.

A moto caiu? Acalme-se!

Que as motos podem ser itens bem pesados, você deve ter noção. Veículos como a estradeira Harley Davidson Electra Glide Ultra Limited, por exemplo, pesam em torno de 400kg.

Claro que esse é um caso à parte, mas boa parte das motos em circulação continua apresentando níveis elevados quando o assunto é massa, variando entre 100kg e 200kg.

Ou seja, há a possibilidade de você derrubar sua motocicleta devido a um desequilíbrio, defeito no funcionamento ou outro motivo repentino, como um buraco na pista ou apoio quebrado.

Se isso acontecer com você nela, o primeiro passo é ficar calmo. Tire a mão do acelerador e dos demais comandos e desligue a moto, se possível.

O segundo passo é pedir por ajuda para alguém próximo para que a pessoa possa lhe ajudar a levantar a moto e colocá-la na posição de repouso. Feito isso, contate alguém próximo para que possa buscar seu veículo e você, dependendo dos danos.

E, mesmo que tenha sido um acidente leve, dirija-se ao hospital para saber se está tudo certo. Sua saúde e bem-estar devem ser prioridade em qualquer tipo de acidente.

Por outro lado, se a moto caiu enquanto você simplesmente a guiava com as mãos ou enquanto ela estava parada, sem motivos aparentes, também não se desespere.

É possível que você tenha a posicionada um pouco torta, sobre um solo desnivelado, ou seu apoio pode estar quebrado. Seja lá qual for o motivo, levante a moto com o auxílio de alguém e avalie os danos.

Riscos são mais comuns nesse tipo de caso, mas peças podem ter sido danificadas também. Realize as trocas necessárias e fique atento para que o ocorrido não se repita.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.