Wikipédia: 35% dos usuários são colaboradores

A Fundação Wikimedia e a UNU-Merit, centro de pesquisa e treinamento da Universidade das Nações Unidas e da Universidade de Maastricht (Holanda), acabam de divulgar os resultados da primeira pesquisa multilíngüe com leitores e contribuintes da Wikipédia.

De outubro a novembro de 2008, mais de 130 mil pessoas de 200 países diferentes responderam o extensivo questionário, disponível em vinte línguas. Apenas 35% dos usuários da Wikipédia são colaboradores. A pesquisa constatou também que 75% dos entrevistados são homens, a maioria na faixa dos vinte anos de idade (sendo que o levantamento abrange usuários de dez a 85 anos). As mulheres, que têm participação total de 25% na pesquisa, representam 32% dos que apenas lêem e 13% dos que escrevem artigos.

Gostar da idéia de compartilhar conhecimento e corrigir erros nos artigos existentes são as principais razões citadas para contribuir com o site. Por outro lado, o que faz as pessoas não contribuírem é pensar que não têm informação suficiente.

A Wikipédia é um dos dez sites mais visitados no mundo. Sediada atualmente em São Francisco, nos Estados Unidos e existe desde 20 de Junho de 2003.

admin

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *