EDITORIAL Legislação Segurança Trânsito 

Cidades com menos de 100 mil habitantes são responsáveis por 49% das mortes

COMPARTILHEM Municípios de pequeno porte estão mais longe de cumprir meta de redução de acidentes fatais de trânsito Estudo feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostra que os municípios brasileiros de pequeno porte estão mais longe de atingir a meta de redução de acidentes de trânsito com mortes e são responsáveis por 49%  dos óbitos no trânsito. A meta a que se refere o estudo é a estipulada pelo Plano Nacional de Trânsito (PNATRANS), que já deveria estar em vigor no…

LEIA MAIS!
Legislação Trânsito 

Prisão para bêbado que dirige e mata passa a valer a partir de hoje

COMPARTILHEM Passa a valer hoje a Lei 13.546/2017, que prevê aumento na punição para o motorista que dirigir sob efeito de álcool e matar alguém. Antes, o condutor embriagado que fosse acusado de homicídio podia responder em liberdade ou trocar a pena por cestas básicas. Agora, ele permanecerá preso de cinco a oito anos. A regra foi sancionada em dezembro e já está valendo. O projeto original foi de autoria popular e arrecadou mais de um milhão de assinaturas, sendo abraçado pela deputada Keiko Ota (PSB-SP) em 2013. Ele se…

LEIA MAIS!
Trânsito 

NOVO CAPÍTULO NA NOVELA de cobrança de pedágio para motocicletas

COMPARTILHEM A discussão é antiga: o fim do pagamento da tarifa de pedágio para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos em rodovias federais. A cada legislatura na Câmara dos Deputados, em Brasília, surgem novos projetos de lei pedindo este benefício. Alguns, inclusive aprovados nas comissões de Viação e Transportes e Finanças e Tributação da Câmara, mas que ainda aguardam parecer do Senado para posterior sanção (ou veto) presidencial. O mais recente projeto de lei que trata de matéria semelhante tem a autoria do deputado Evandro Rogério Roman (PSD-PR). O documento (PL 9.644/ 2018), assim como os anteriores, altera…

LEIA MAIS!
Trânsito 

Denatran regulamenta pagamentos de multas com cartão de débito e crédito

COMPARTILHEM Com o objetivo de aperfeiçoar a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo, adequando-a a métodos de pagamento mais modernos utilizados pela sociedade foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, a Portaria 53/18 do Denatran que estabelece as diretrizes e procedimentos quanto ao uso de cartões de débito ou crédito para o pagamento parcelado das multas de trânsito. A portaria autoriza que todos os órgãos e entidades executivos de trânsito, integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, firmem acordos de parcerias técnico-operacionais com pessoas…

LEIA MAIS!
Legislação Trânsito 

Novo modelo de placa de carro, com chip, começa a valer a partir de setembro

COMPARTILHEM A partir de 1º de setembro, as placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas por um novo modelo que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul. Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança deverá ser feita até 31 de dezembro de 2023, quando toda a frota de veículos nacionais deverá estar rodando com a nova identificação. O valor a ser cobrado pelas placas ainda não está definido. Segundo resolução nº 729, publicada no Diário Oficial da União de hoje (8), a medida se aplica também aos reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos,…

LEIA MAIS!
Motociclismo Redescobrindo o Nordeste de Moto Segurança Trânsito 

Senado aprova proposta que autoriza o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores no corredor com trânsito lento ou parado

COMPARTILHEM A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que autoriza o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos parados em fila. Para a passagem ser permitida, três condições precisam ser cumpridas: o fluxo de veículos deve estar parado ou muito lento; a passagem deve ser feita em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos; quando houver mais de duas faixas na pista, a passagem só poderá acontecer entre as duas faixas mais à esquerda, a…

LEIA MAIS!
EDITORIAL Motociclismo Trânsito 

Bateram na minha moto, o que devo fazer para ser ressarcido dos meus prejuízos?

COMPARTILHEM BATERAM NA MINHA MOTO, O QUE DEVO FAZER PARA SER RESSARCIDO DOS MEUS PREJUÍZOS? DICAS BÁSICAS PARA QUEM SE ENVOLVEU EM ACIDENTES E TEVE SEU VEICULO ABALROADO.   Os acidentes de transito quando não vitimam as pessoas, podem causar também bastante dor de cabeça e prejuízos tendo em vista que o causador do infortuno pode não cumprir com a sua responsabilidade de pagar pelos danos que causou. Com a minha experiência nessa área vou deixar aqui dicas básicas de como se deve proceder nesses casos para que eventualmente você…

LEIA MAIS!
DESTAQUES EDITORIAL Segurança Trânsito 

Resposta a Folha de São Paulo pela matéria: Só escravidão deve superar moto em destruição social

A infeliz afirmação de que “Só escravidão deve superar moto em destruição social” a comparo a afirmação do atleta francês Renaud Lavillenie de que a vaia da torcida brasileira se compara a de Jessen Owens em 1936, simplesmente lamentável.

LEIA MAIS!
error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.