Serviços da PLAYSTATION NETWORK e QRIOCITY estarão disponíveis parcialmente esta semana

A Sony Computer Entertainment (SCE) e a Sony Network Entertainment International (SNEI) anunciaram que em breve começarão a restauração gradual por região da PlayStation Network e dos serviços Qriocity, começando com a ativação dos  serviços de música, jogos e vídeos. A empresa também anunciou uma série de medidas imediatas para reforçar a segurança em toda a rede e um novo programa de valorização de clientes para agradecer a seus clientes pela sua paciência e lealdade.

Na sequência de um ataque cibernético criminoso ao centro de dados da empresa, localizado em San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, a SNEI rapidamente desligou a PlayStation Network e os serviços Qriocity, envolveu várias empresas especializadas em segurança da informação ao longo de vários dias que realizaram uma extensa auditoria do sistema. Desde então, a empresa tem implementado uma série de novas medidas de segurança para proporcionar maior proteção dos dados pessoais. A SNEI e seus especialistas externos realizaram testes extensivos para verificar o poder da segurança da PlayStation Network e dos serviços Qriocity. Com essas medidas em vigor, a SCE e SNEI planejam iniciar uma implementação dos serviços em fases, por região, brevemente.

A fase inicial da implementação incluirá, mas não está limitado a:

– Restauração dos jogos online nos sistemas PlayStation3 (PS3) e PSP (PlayStation Portable);

– Isso inclui títulos que requerem verificação online e download de jogos;

– Acesso ao Music Unlimited capacitado pelo Qriocity para PS3/PSP para os assinantes existentes;

– Acesso ao gerenciamento da conta e mudança de senha;

– Acesso ao download de Movie Rentals (aluguéis de filmes) sem data de validade no PS3, PSP e MediaGo;

– Playstation Home;

– Lista de Amigos;

– Funcionalidade de Chat

Trabalhando em estreita colaboração com várias empresas externas de segurança, a Sony implementou medidas significativas de segurança no sentido de detectar atividades não autorizadas para oferecer aos consumidores uma maior proteção de suas informações pessoais. A empresa também está criando o cargo de Chief Information Security Officer (Diretor Executivo de Segurança de Informações), subordinado direto a Shinji Hasejima, Diretor de Informação da Sony Corporation, para que a empresa tenha uma nova posição com grande expertise e responsabilidades na proteção de dados dos clientes, além de complementar a equipe existente de Segurança da Informação. As novas medidas de segurança implementadas incluem, mas não estão limitados a:

– Maior monitoramento automatizado de software e gerenciamento de configuração para ajudar a defender contra novos ataques;

– Níveis maiores de proteção de dados e criptografia;

– Maior habilidade para detectar invasões ou problemas de software dentro da rede, acessos não autorizados e padrões incomuns de atividade;

– Implementação de firewalls adicionais.

A empresa também está agilizando uma mudança já planejada do sistema para um novo centro de dados em um local diferente, e que está em construção e desenvolvimento há vários meses. Além disso, o PS3 terá um software de atualização obrigatória do sistema que exigirá que todos os usuários registrados da PlayStation Network mudem suas senhas de conta, antes de poder entrar no serviço. Como uma camada adicional de segurança, essa senha só poderá ser alterada no mesmo PS3 em que essa conta foi ativada, ou através de confirmação de e-mail validado, que é um passo crítico e muito importante para ajudar a proteger ainda mais os dados dos clientes.

A empresa está conduzindo uma investigação completa e contínua, e está trabalhando com as autoridades policiais para rastrear e processar os responsáveis ​​pela invasão ilegal. Este ato criminoso contra a nossa rede teve um impacto significativo não só sobre nossos consumidores, mas também em toda a nossa indústria.  Estes ataques ilegais, obviamente, enfatizam o problema generalizado e preocupação com a segurança cibernética.

“Nós levamos a segurança das informações de nossos consumidores muito a sério e temos um compromisso em ajudar nossos clientes a proteger seus dados pessoais. Além disso, a organização tem trabalhado incessantemente para restaurar estes serviços on-line novamente, e isto só será feito depois de verificarmos o aumento dos níveis de segurança em nossas redes”, disse Kazuo Hirai, presidente executivo adjunto da Sony Corporation. “Nosso público global da PlayStation Network e consumidores da Qriocity foram muito afetados. Aprendemos lições ao longo do caminho sobre o relacionamento valioso com nossos consumidores, e para isso, lançaremos um programa de valorização do cliente para os consumidores registrados, como uma forma de expressar nossa gratidão por sua lealdade durante este tempo de inatividade da rede, à medida que trabalhamos ainda mais para restaurar e recuperar a sua confiança em nós e em nossos serviços”, conclui.

Oferta de cortesia e Programa de Valorização “Welcome Back”

Embora não haja nenhuma evidência neste momento de que dados de cartão de crédito foram acessados, a empresa está comprometida em ajudar seus clientes a proteger seus dados pessoais e oferecerá uma oferta de cortesia para ajudá-los a se inscreverem nos serviços de proteção de roubo de identidade e/ou programas similares. A implementação será em nível local e mais detalhes serão oferecidos em breve para cada região.

A empresa também lançará o programa “Welcome Back” (ou “Bem-vindo de volta”) da PlayStation Network e do Qriocity, que será oferecido em todo o mundo,  e será adaptado para mercados específicos para oferecer aos nossos consumidores uma seleção de opções de serviços e conteúdo Premium, como uma forma de agradecimento da empresa pela sua paciência, apoio e fidelidade.

Os principais componentes do programa “Welcome Back” incluem:

– Cada território receberá uma oferta de conteúdo selecionado de entretenimento PlayStation para download gratuito.Os detalhes específicos deste conteúdo serão anunciados em cada região em breve;

– Todos os clientes já existentes da PlayStation Network  receberão 30 dias de adesão gratuita do serviço Premium PlayStation Plus. Os membros atuais do PlayStation Plus receberão 30 dias de serviço gratuito;

– Assinantes do Music Unlimited, capacitado pela  Qriocity (em países onde o serviço está disponível) receberão 30 dias de serviço gratuito.

As demais ofertas de serviços e entretenimento do programa “Welcome Back” serão lançadas nas próximas semanas, na medida em que a empresa retoma os serviços da PlayStation Network e Qriocity,  com o padrão de qualidade que os usuários aprenderam a apreciar e sempre se esforçando para superar todas as expectativas.

A SNEI continuará a reforçar e verificar a segurança das operações antes de retomar a Playstation Store e outras operações do Qriocity, programadas para este mês. Para mais informações sobre a invasão e restauração dos serviços da PlayStation Network e Qriocity, visite: http://blog.us.playstation.com ou http://blog.eu.playstation.com.

 

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