Ranking IDEC:Telecomunicações tem o segundo pior atendimento

Planos de saúde lideram, pelo 9º ano consecutivo, o ranking de atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Junto com telecomunicações e setor financeiro, os três temas representam quase 60% dos atendimentos.

Em 2008, o Idec recebeu, entre atendimentos coletivos, individuais (e-mail, telefone, fax e orientação pessoal) e consultas sobre processos judiciais, 19.379 demandas de consumidores. Como ocorre há tempos, planos de saúde, telecomunicações e setor financeiro foram os temas mais reclamados com as seguintes porcentagens: 21,8%; 20,5% e 17,5 respectivamente.

O setor de planos de saúde lidera absoluto o ranking do Idec há 9 anos. Os principais problemas são os mesmos: reajustes abusivos e negação de cobertura para exames, cirurgias e materiais, tais como próteses.

Na área de telefonia, destacaram-se as cobranças indevidas e o detalhamento de minutos, no caso da fixa; e a dificuldade para cancelamento e a cobrança de multa diante de rescisão, no caso da móvel.

Com relação às finanças, destaque para as novas regras sobre tarifas bancárias, a cobrança de altos juros e os encargos nas faturas de cartões de crédito e financiamentos.

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