Queda nas vendas de celulares preocupa indústria mundial

No primeiro trimestre do ano, o mercado mundial de telefones celulares vendeu 35 milhões de unidades a menos que o total comercializado no mesmo período de 2008. Os dados são da consultoria ABI Research, que avalia que essa tendência deve continuar até o quarto trimestre de 2009.

Apesar da natural sazonalidade, observa a consultoria, que a desaceleração nos três primeiros meses de 2009 foiconsiderada forte, registrando uma queda de 20% em relação ao quarto trimestre de 2008, que já tinha experimentado uma diminuição de 12% na comparação com o primeiro trimestre de 2008. A região da Ásia/pacífico teve uma redução de 8% na comparação ano a ano. Já na América Latina, a retração foi foi de 28%, a maior entre todas as regiões do mundo, em parte provocada pela desvalorização das moedas locais e consequente elevação dos preços de celulares importados.

Um dos motivos, segundo a consultoria pode estar no fato dos consumidores terem percebido que muitas das funções que eles desejam já estão nos celulares que eles já usam e, portanto, decidiram aguardar “se sentirem mais confiantes no futuro para comprar um novo telefone”.

Related posts

Leave a Comment