Nokia expande programa de reciclagem com novas urnas de coleta em Manaus e Belém

A Nokia revela alguns de seus acordos locais para ampliação de seu programa global de reciclagem, o “we:recycle”. A partir de hoje, as redes Ramsons, de Manaus, e Y.Yamada, de Belém, passam a integrar a lista de parceiros do projeto com urnas de “take back” para reciclagem de aparelhos, baterias e acessórios de qualquer marca. Além disso, o INdT (braço de Pesquisa e Desenvolvimento da Nokia no Brasil) lança sete novos aplicativos que promovem o estilo de vida sustentável.

A iniciativa de coletas já oferece no Brasil essas urnas em 41 supermercados da rede Pão de Açúcar, pelo Programa Alô Recicle, e em todas as assistências técnicas e escritórios Nokia desde 2008. Com as parcerias, novas urnas passam a ser instaladas em lojas dos grupos Ramsons e Y.Yamada, duas das maiores redes varejistas da Região Norte. Outros pontos de venda do Grupo Pão de Açúcar também receberão estações de coleta nas próximas semanas.

“Entendemos que, para criar uma cultura sustentável para o nosso planeta, todos precisam mudar a forma de viver e trabalhar. Nosso projeto tem como objetivo impactar a sociedade como um todo. Acreditamos que um bilhão de pequenas mudanças pode ter um grande resultado”, declara Luiz Xavier, diretor de Sustentabilidade da Nokia do Brasil.

Confira os novos pontos de coleta:
– Ramsons: Ramsons Amazonas Shopping; Ramsons Shopping Manauara; Ramsons Trans Circular e Ramsons Shopping São José.
– Y.Yamada: Matriz; Yamada Castanheira; Yamada Iguatemi; Yamada Jaderlândia; Yamada Vilas dos Cabanos; Yamada Ananindeua; Yamada Plaza Castanhal e Yamada Cidade Nova.

O programa em números
– 35 pontos de coletas em assistências técnicas, escritórios e fábrica da Nokia no Brasil
– 41 urnas nas lojas Pão de Açúcar em São Paulo, Salvador e Fortaleza. Previsão de 300 até o final do ano
– 04 urnas nas redes Ramsons em Manaus
– 01 urna no Sesi Manaus
– 08 urnas nas lojas Y.Yamada em Belém
– 5 mil pontos de coleta em 85 países
– Apenas 3% dos usuários de celular reciclam seus aparelhos. No Brasil, o número era ainda menor: apenas 2% (Pesquisa Global Nokia – 2008)
– Mais de 4,6 milhões de aparelhos foram coletados mundialmente em 2009

Aplicativos INdT para estilo de vida sustentável
O INdT, Instituto Nokia de Tecnologia, também trabalha com temas sustentáveis de outra forma: pela educação do consumidor. Para isso, os seus pesquisadores, em cooperação técnica com a UFAM (Universidade Federal do Amazonas), desenvolveram uma série de aplicativos que têm como tema central a sustentabilidade. O objetivo é levar soluções e serviços que possam estimular mudanças de comportamento no consumidor de forma sutil e divertida. Entre os temas dos novos aplicativos estão o consumo consciente de combustíveis; medidor de índice de massa corporal e jogos temáticos, com foco na preservação ambiental. Todos são gratuitos e poderão ser baixados na Ovi Loja a partir do início de abril.

“A educação é o primeiro passo para promover uma mudança cultural em direção a um estilo de vida sustentável. Como os celulares estão ao alcance da maioria da população, acreditamos que os aplicativos desenvolvidos pelo INdT podem orientar os consumidores com dicas lúdicas e aplicações práticas no dia a dia”, afirma Luciana Souza, gerente de programas de sustentabilidade do INdT.

Outras iniciativas sustentáveis Nokia
Além do programa de reciclagem, a Nokia desenvolve produtos e embalagens considerando o seu ciclo de vida para reduzir os impactos ambientais e incentiva práticas sustentáveis a seus colaboradores. Algumas das iniciativas são: a remoção do PVC e compostos como bromo e chumbo dos aparelhos; aparelhos até 80% recicláveis; produção de caixas menores que reduzem em 60% a quantidade de plásticos utilizados e cartões de papelão mais finos e feitos de materiais reciclados; incentivo a videoconferências e economia de energia em suas instalações, entre outras.

Related posts

Leave a Comment