Lula entrará oficialmente na internet

Blog do Planalto. Este é o nome provisório do site da Presidência, cujo pré-lançamento está marcado para a quinta-feira 24 em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional do Software Livre. O objetivo do governo ao criar o novo canal institucional é aproximar ainda mais Lula da população e ampliar a comunicação institucional. A linguagem utilizada no novo site será a mais simples e direta possível, recorrendo a mensagens curtas, vídeos e até infográficos. Atualmente, no site do Planalto, apenas o áudio dos discursos de Lula é disponibilizado.

A decisão de criar o blog de Lula foi inspirada na idéia do presidente dos EUA, Barack Obama, de utilizar as chamadas redes sociais da internet para impulsionar sua campanha e ampliar o contato com o eleitorado. Um estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência revelou que existe uma fatia considerável da população que não se informa pelos meios tradicionais de comunicação.

A Presidência irá criar ainda um perfil no site de relacionamentos Orkut e no Twitter, um microsite atualizado permanentemente com mensagens curtas. No início do ano, um internauta mineiro lançou, por iniciativa própria, um perfil de Lula no Twitter. Conseguiu 600 seguidores em pouco mais de um mês. Os assessores do presidente, então, entraram em contato com ele para conhecer os mecanismos e os atalhos da nova ferramenta que, em breve, será utilizada com a chancela do governo. O aprimoramento dos sites do Planalto prevê o lançamento de um portal de notícias no Exterior.

Apesar de ter à disposição smartphones, BlackBerrys, aparelhos com acesso a e-mails e conexão rápida à internet e um laptop de última geração, em que acompanha notícias do Brasil e do mundo, o presidente confessa que não tem o hábito de usá-los, pois os assessoreso abastecem com todas as informações necessárias.

No total, o governo vai investir no projeto R$ 11 milhões.

Related posts

Leave a Comment