Latinoware 2010: Software Livre nas Corporações, o Caso da Itaipu será apresentado na conferência

Software Livre nas Corporações, o Caso da Itaipu

De acordo com informações da Agência Brasil, a experiência da empresa com o uso do software livre será apresentada durante a Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010, que começa hoje (10), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

Comendo pelas Beiradas – Software Livre nas Corporações, o Caso da Itaipu será o trabalho apresentado pela Divisão de Planejamento de Sistemas e Administração de Dados.

A Latinoware 2010 é promovida pela Itaipu Binacional, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo a superintendente de Informática da Itaipu, Marli Portela, a conferência, em sua sétima edição, tornou-se “um verdadeiro mostruário do que é possível fazer com software livre. Passamos a ter contato com formatos livres de documentos e programas que os geram e hoje usamos o BrOffice na produção de textos, apresentações e planilhas no Brasil e no Paraguai.”

Para acessar a internet e armazenar arquivos, por exemplo, os servidores usam, na maioria daz vezes, softwares livres. “Essa adoção não é um processo puramente tecnológico, mas também cultural. Ele não envolve apenas a Itaipu, mas todas as empresas com as quais Itaipu mantém relações”, disse a superintendente. Marli lembrou que recursos que deixam de ser investidos no pagamento de licenças podem ter outra finalidade. “São direcionados para a capacitação de pessoal, com o investimento no desenvolvimento de novos sistemas.”

Related posts

Leave a Comment