Internet e tecnologia são coisas de mulher?

Dia 08 de março! Dia da Mulher! Legal! A coisa é sempre a mesma: as mulheres estão avançando no mercado de trabalho; ainda ganham menos que os homens; tem dupla jornada de trabalho; as que apanham estão se libertando com a lei Maria da Penha (algumas estatísticas dizem que são os homens que apanham mais e não falam por vergonha); que estão ocupando espaços antes exclusivos dos homens; que a data comemora a luta das mulheres pelos seus direitos por conta de 130 operárias que morreram queimadas em uma fábrica americana por terem reivindicado seus direitos; que os fabricantes estão desenvolvendo produtos só para elas e por ai vai.

A data é uma festa para o comércio que força os homens a gastarem para homenageá-las. Aliás, no kit de sobrevivência de uma mulher ‘descolada’ não podem faltar o cartão de crédito com bom limite e shoppings centers carregados de lojas. Oito de março é dia de dar presentes, render homenagens, levar para jantar enfim, é uma espécie de dia dos namorados onde o homenageado é a namorada.

Mas o que existe de novo nesta data? Quem é esta mulher que hoje disputa chip-a-chipas compras de máquinas e a internet?

Uma empresa de televisão realizou pesquisa para descobrir o que elas pensam. O objetivo não era entender as mulheres, pois nem Freud conseguiu isso, mas descobrir o que elas gostam.

A pesquisa, realizada em 2006, descobriu coisas bem interessantes. Cerca de 77% das mulheres disseram preferir uma nova televisão de plasma/LCD do que um colar de diamantes e 86% preferia uma nova câmera digital de vídeo que um par de sapatos de um designer conhecido.

Está pasmo? Se optasse por sapatos e jóias, iria, com certeza, desagradar e uma mulher magoada… hmmmm…E se você pensa que elas ainda ‘batem-cabeça’ por conta da tecnologia engana-se novamente. Quatro em cada cinco das mulheres entrevistadas disseram se sentirem confortáveis com o uso da tecnologia e 46% resolvem sozinhas os problemas com seus computadores.

Para mostrar que as mulheres não só gostam de celulares a pesquisa revelou que homens e mulheres possuem a mesma quantidade de equipamentos eletrônicos: mulher (6.6) e homem (6.9). Ambos, homens e mulheres gastam a mesma quantidade de tempo interagindo com tecnologia: mulheres (15 hrs/ dia) e homens (17 hrs/ dia). As duas horas de diferença devem ser dedicadas a vaidade.

Quanto ao uso efetivo das máquinas como ferramentas, cerca de 73% das mulheres e 71% dos homens usam computadores semanalmente e 83% não têm medo de mexer nos seus equipamentos.

E sabe como elas aprendem? Anota aí: 72% das mulheres preferem aprender a usar os equipamentos mexendo neles, pois nunca lêem manuais!

Um terço das mulheres se define como “techie” ou ‘tecnologicamente descolada’, e 79% sentem-se à vontade usando tecnologia e apenas 21% gostaria de se sentir mais confiante com o uso de novas tecnologias. Numero pequeno, não?

Você deve ter escutado que beleza para as mulheres era mais importante que funcionalidade, certo?-Errado de novo! No campo-celulares – 76% afirmam que compraria um celular, mesmo que não fosse bonito, desde que tenha tudo que elas precisam. Agora a funcionalidade é mais importante que a aparência. Entendeu por que Freud nunca acertou com elas?

Somente 15% – as patricinhas, patilenes e assemelhadas-vêem o celular como um acessório de moda, como bijouteria ou bolsas. A maioria pretende e está aumentando o uso da tecnologia em suas vidas. Apenas 15% das mulheres dizem sentir necessidade de dar um tempo no uso de tecnologia, contra 20% dos homens. Ou seja: pau-a-pau!

Acredita que parou por aqui? Não! Ainda tem a internet e os games. As mulheres já representam 31% do público de jogos virtuais, aprovaram o Gears of Wars e o HD-DVD Xbox360 as fez esquecer o Brad Pitt, enfim as mulheres estão jogando cada vez mais. E com tudo isso elas ainda disseram que a indústria de games não sabe incentivar mulheres desenvolvedoras.

Eu falei ‘desenvolvedoras?” SIM! A GNOME lançou programa para incentivar as mulheres desenvolvedoras. O Yahoo criou espaço exclusivo para elas, que adoram exclusividade! Mas isso não foi apenas gentileza da ala masculina do Yahoo. As divas, de até 24 anos, já são maioria na internet. Isso fez com que a Apple e outras marcas anunciassem o lançamento de notebooks dedicados a elas e mais: alguém duvida que os netbooks tenham como alvo a bolsa das mulheres? Sim, por que qualquer coisa para elas tem que ser lindo, fácil de operar e, ‘fofo’. Talvez por isso elas adorem homens que possam controlar e que sejam lindos e fofos. Para aqueles marmanjos que pensam que para mulher não existe homem feio, existe homem liso, recomendo reverem seus conceitos. As independentes escolhem os seus companheiros e muitos são sustentados por elas. Quer mais?

Nos EUA, 49% delas preferem internet ao sexo. Passar uma semana sem sexo é suportável; ficar sem o Orkut e sem ver os e-mails será um martírio comparado a ter que ficar sem ir ao salão de beleza toda semana! Não custa nada lembrar que as mulheres arrumam-se para outras mulheres e são mais territorialistas que os homens. Se você duvida é só relembrar como elas ficam quando chega uma ‘novata’ na turma.

Elas também são maioria no Orkut e Facebook. Porém continuam reclamando que as lojas de tecnologia não foram feitas para elas e que homens não sabem atendê-las como gostariam quando estão em processo de compras. E aqui fica mais uma idéia para vencer a crise: Que tal criar coragem e abrir uma loja de informática para a mulher? De mulher para mulher? Sim! Uma loja feita para mulheres, atendida por mulheres e com produtos dedicados a elas.

Quanto a geração de conteúdo pesquisa realizada em 2008 pelo Pew Internet & American Life Project mostrou que as mulheres já produzem mais material que os homens: entre os jovens entre 12 e 17 anos, 35% das meninas são autoras de blogs contra 20% dos meninos. Em contrapartida, os rapazes saem na frente quando se trata da produção de vídeos: 19% para eles e 10% para elas. Outra pesquisa, realizada pela eMarketer, revelou que nos Estados Unidos a maioria dos internautas é constituída por mulheres, totalizando 51,7%. No Brasil, de acordo com o Ibope, a presença das brasileiras na web era de 48,9% em 2007, hoje passou de 50%, portanto – maioria.

Essa superioridade feminina na produção de material para a internet talvez se justifique pelas características tidas como tipicamente femininas, tais como subjetividade, empatia, cooperação e sensibilidade. Antes estas características eram consideradas uma desvantagem, mas hoje representam um dos seus mais poderosos diferenciais.

Eu venho acompanhando este mercado há alguns anos. E se você deseja entender um pouco da trajetória desta transformação, sugiro ler algumas apostas que fiz e que agora se confirmam (Nas letras menores após a foto no fim do artigo)..

Independente de tudo isso, em alguns aspectos elas não mudaram. As mulheres continuam maravilhosas, lindas e fonte de grande inspiração para toda a sorte de gentilezas. Elas continuam gostando de carinhos e atenções. Elas são a causa e efeito de muitos capítulos da história da humanidade como protagonistas. Eva, Maria, Maria Madalena, Joanna D´Arc, Catarina de Médici, Coco Channel e outras muitas e maravilhosas mulheres corajosas como Helena de Tróia que colocou duas potências em guerra por conta de um amor.

Em uma coisa, nós homens, nunca conseguiremos nos igualar às mulheres: são elas que ainda produzem a mais maravilhosa máquina da tecnologia moderna há milhares de anos, dentro da mais perfeita embalagem, no tempo preciso e, sempre em versões atualizadas-o ser humano!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Perfumes, tecnosexuais e Second Life Do que as mulheres também gostam Do que as mulheres também gostam – Parte 2 a Percepção Dia da Mulher: Pão e Rosas as Marias

POSTHAUS

Linha completa de Moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda íntima, Cama, mesa e banho e muito mais.

Site de Mulher Um site para a mulher, dicas, receitas, recados, truques, maquiagem, depilação, limpeza de pele, Simples e feminino!

Guia de Mulher Guia de Mulher – conduz você mulher a vários sites relacionados ao universo feminino, acesse já e encontre o que procura aqui no guia de mulher.com.br.

Bolsa de Mulher /

A internet feminina Ideias net, Visite nossos sites, SoftCorp, Hands, iLogística, Sadig, Ivox, iMusica, AddComm, Bolsa de mulher.

Curiosidades Femininas Curiosidades, ciência, puzzles, passa tempos, testes de inteligência, truques, medicina e muito mais.

Bem Resolvida Editado pela publicitária Pati Rabelo, o Bem Resolvida é um site de MODA + BELEZA + CELEBS! + CULTURA POP. Traz também dicas de consumo, colunas e seções de comportamento. Sua atualização é diária.

Mistureba No Mistureba tem várias coisas femininas, como Músicas, Frases e Textos Divertidos.

Portais da Moda Moda,fashion,moda masculina,feminina,infantil,calçados,moda acessórios,jovem,jeans,gestantes,esportiva,fabricantes,moda acessorios…

Planeta Mulher O Planeta da mulher chegou para inovar e se dedicar à você mulher que é especial. Site direcionado ao público feminino com informações sobre mulher.

Universo da Mulher Portal feminino com matérias e artigos divididos em áreas como trabalho, sexo, boa forma, esoterismo, filhos e saúde, entre outras.

Terra – Mulher Quando um homem quer agradar uma mulher na cama, sua tarefa principal é fazer com que ela aproveite, e na verdade não é uma tarefa fácil porque o prazer …

Mundo Mulher O portal da mulher moderna Fruit de la Passion não revela apenas o corpo, mas os desejos desta nova mulher que é várias em apenas uma. Dicas de Etiqueta …

Wmulher www.wmulher.com.br O WMulher continuamente no ar desde 1998 é o portal feminino pioneiro na internet brasileira, com 16 canais focados em áreas de interesse da mulher.

Mulher Virtual www.mulhervirtual.com.br “A felicidade é algo que se multiplica quando se divide.”

Bela www.bela.com.br Bela – Um toque de charme na web.

Fique por dentro do universo feminino.

Dica Feminina www.dicafeminina.com Os acessórios vieram com tudo neste inverno. Além de proporcionar um toque a mais ao seu visual as opções vão deixá-la ainda mais bonita. O site da mulher inteligente.

Delas www.delas.ig.com.br Delas, o canal de todas as mulheresDelas, o canal feminino que tem tudo para todos os tipos de mulher: beleza, saúde, cuidados, sexo…

Domíinio Feminino www.dominiofeminino.com.br “Mulher Casa Filhos Problemas com marido problemas com filhos amor fidelidade conjugal infidelidade conjugal separação casamento feliz casamento infeliz lar enxovais para casamento Clube de mulheres artes amigas”

Portal Mulher www.portalmulher.com.br Ser mãe é ser um anjo que se libra

sobre um berço dormindo!

Jornal da Mulher www.jornaldamulher.org O mais completo “Jornal da mulher” da internet. www.jornaldamulher.org

Mulher de Classe www.mulherdeclasse.com.br Tenha o mundo na ponta dos seus dedos…

Toque Feminino www.toquefeminino.com.br Amor, sexo, beleza, celulite, estrias, cabelos, testes, Amor, sexo, celulite, estrias, testes.

Banheiro Feminino www.banheirofeminino.terra.com.br Para ver falar tudo o que você pensa sobre o homem sem ele saber. .

Palmas Um site feminino com assuntos como beleza, saúde, receitas, dietas, humor, testes.

Perfumes Importados Ofertas com Até 65% de desconto,Frete Grátis e Prêmios Exclusivos..

Mapa da Web Site feminino com dicas sobre moda, relacionamentos e bem-viver, matérias sobre beleza… , …

Festival de Cinema Feminino O FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino, será, portanto, o primeiro evento desta dimensão no Brasil e na América Latina.

Nova Mulher www.novamulher.com.br O site mais feminino da Web.

Feminino Plural www.femininoplural.com.br Um site para mulheres inteligentes e sensatas.

Fique Linda www.fiquelinda.com.br Venha ficar muito mais bonita do que você já é.

Princesas Online www.princesaonline.com.br Um site repleto de dicas, curiosidades, testes, fotos de ídolos, mensagens, poemas, frases, vídeos, clips, papeis de parede, letras de músicas, jogos femininos, emotions e muito mais!

Related posts

Leave a Comment