Instalei o Windows, e agora?

E agora? O que instalar?

Depois da instalação do sistema operacional, é necessário ajustá-lo para que ele rode de acordo com o gosto de usuário. Mas, antes disso, é preciso voltar a atenção às ferramentas e aos aplicativos que não podem faltar em nenhuma máquina.

O Superdownloads é um grande catálogo de aplicativos que oferecem todas as soluções neste quesito para seu computador. Ao navegar pelo site, você perceberá que a quantidade de opções disponíveis é tão grande que poderá até mesmo confundi-lo sobre o que utilizar.

Por esse motivo, aqui você encontrará uma seleção de softwares a serem instalados logo após a formatação do sistema.

Conheça os principais nomes para a segurança, download, manutenção e outros quesitos essenciais:

Navegação

Na nossa seção de navegadores, é possível encontrar os melhores nomes do mercado. O destaque vai para o Mozilla Firefox 3 , o Opera , o Safari 5 , o Google Chrome 7 e o Internet Explorer 8 . Leia a análise de cada um deles e decida-se pelo seu favorito. O Mozilla Firefox, apesar de um pouco pesado em relação aos concorrentes, destaca-se pela capacidade de complementos, que o tornam um navegador completo.

Segurança


Um bom antivírus é um item mais do que necessário. Afinal, você não vai querer um computador infestado por malwares causadores de problemas. Os melhores antivírus gratuitos são o avast! Free Antivirus , o AVG Antivírus Gratuito 2011 e o Avira 2009 – Antivírus Grátis (Deletado definitivamente) , mas se desejar investir em um pago, fique com o Kaspersky Internet Security 2011 , que além de completo conta com proteção a males da Internet.

Vídeo


Para conseguir assistir a seus vídeos favoritos baixados pela Internet, é necessário ter um pacote de Codecs instalado, como o CCCP – Combined Community Codec Pack ou o K-Lite Codec Pack Full . Este tipo de codec pack instala os arquivos necessários para a exibição de vídeos em diversos formatos, além já vir com um player embutido, o Media Player Classic Homecinema, que roda bem esses arquivos de vídeo. Se preferir players alternativos, recorra a outros como o BSPlayer e o VLC Media Player .

Áudio


O Windows já vem com o Windows Media Player 11 por padrão, que roda tranquilamente seus arquivos de música. Infelizmente, ele não serve para usuários do iPhone ou do iPod, que exigem a instalação do iTunes para a sincronização de conteúdo de mídia com estes gadgets. Apesar de pesado, é um player muito bom e organiza facilmente a sua biblioteca de músicas. Outros ótimos players são o Winamp Full e o Foobar2000, sendo este considerado por muitos o melhor no quesito qualidade em reprodução de áudio.

Compactação de arquivos


Grande parte do conteúdo disponibilizado na Internet para download está compactado. Esta é a maneira correta para deixá-los menores e, por consequência, diminuir a duração do download. Para conseguir abri-los é necessário utilizar um descompactador como o 7-Zip , que descompacta todos os formatos possíveis, ou o WinRAR , que também compacta em RAR, o formato mais popular na Internet. O WinZip já foi muito utilizado no passado, mas hoje está em desuso.

Manutenção


Para manter o computador sempre em perfeito funcionamento, é necessário um maior cuidado em relação à sua manutenção. O melhor aplicativo para este fim é o CCleaner , que apaga arquivos inúteis e temporários, além de limpar o lixo do registro. Desfragmentar o disco periodicamente também é importante. Para isso é possível utilizar a ferramenta nativa do Windows ou fazer o download de outros disponíveis no Superdownloads, que são ainda melhores, como o JkDefragGUI , o Defraggler e o Auslogics Disk Defrag.

Downloads


Uma forma comum de download é por meio do protocolo Torrent. Seu melhor cliente é o µTorrent (uTorrent/mTorrent) , que inclusive possui versão em português, além do BitTorrent e do BitComet , que também são alternativas muito boas. Para downloads comuns, com links diretos, a opção é um gerenciador que divide os arquivos em várias partes, como o Free Download Manager e o Mass Downloader. Estes aplicativos aproveitam ao máximo a sua banda de Internet e aumentam consideravelmente a velocidade de download.

Comunicação


Para quem deseja conversar com os amigos pela Internet, o Windows Live Messenger (MSN) 2011 é o melhor comunicador, já que é utilizado pela maioria dos brasileiros conectados à rede. Também há o Skype 5 , o aplicativo mais popular em comunicação por Voip, que além de simples de usar é ótimo para quem quer economizar na conta de telefone.

Related posts

0 Thoughts to “Instalei o Windows, e agora?”

  1. Paulo G Muller

    COMUNICAÇÃO : Alternativa muito mais saudável, LEVE ( mto importante ) muito mais barato que qq um do mercado. ( muiyo importante) = JustVoip eu uso há mais de 3 anos

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Combo Digital and Lissandro Santos, Luis Sucupira. Luis Sucupira said: Instalei o Windows, e agora? http://t.co/XXNqeNt […]

Leave a Comment