Inmetro vai testar qualidade do serviço de banda larga

O Inmetro está instalando equipamentos em casas de voluntários que irão monitorar a qualidade do serviço de banda larga prestada pelas operadoras de telecomunicações. O estudo é resultado de um convênio celebrado com a Anatel e o NIC.br – braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Os equipamentos irão monitorar a qualidade da rede por três meses, verificando também o atendimento aos usuários. Durante esse período, os voluntários não poderão usar o serviço de banda larga para fins pessoais. Souza estima que até o final do ano os 100 equipamentos programados já estarão instalados em sete das principais capitais do país.

A avaliação da banda larga fixa dos principais provedores que existem no mercado será tanto por cabo, como por modem, abrangendo as diversas tecnologias que existem. A metodologia foi apresentada previamente às operadoras que não sabe quais serviçosestarão sendo analisados. As cidades foram escolhidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Nessas capitais há pontos de troca de tráfego de todas as operadoras. A expectativa é divulgar os resultados no início de 2010.

O Inmetro vai se passar também por cliente.

Até a primeira metade do ano que vem será a banda larga móvel.O Inmetro deve contratar cinco ou seis serviços de banda larga móveis, sem que a operadora saiba qual é a finalidade proposta,para poder analisar a mobilidade e área de cobertura, entre outros fatores.

Related posts

Leave a Comment