HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC – Primeiras Impressões

HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC – Primeiras Impressões

cp7A Harley é uma moto que mexe quando passa e isso é fato. Sabe-se lá Deus por que, mas a mística existe. Predicados, superlativos, adjetivos, advérbios, sinônimos e antônimos à parte, apesar de ter um visual clássico em termos de tecnologia elas não são tão retrô assim.

Tive a oportunidade de testar uma HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC. Nela fiz a Rota do Jazz no Ceará percorrendo o Maciço de Baturite (A Serra Verdadeira e A Rota do Jazz). Na cidade usei para levar e trazer a esposa do trabalho e pegando trânsito pesado, comum na Grande Fortaleza.

Ciclística e Conforto

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João Paulo, Legionários MC. Campeão na gincana Motosnet numa ROAD KING CLASSIC

Na estrada a HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC é confortável, vibra pouco e tem um consumo em torno de 17 km/l. Já na cidade a ciclística não decepciona mesmo em manobras ditas impossíveis para uma Harley. O ângulo de rake de 31º. e um trail de 147mm permitem brincar com manobras curtas a ponto de um irmão motociclista chamado João Paulo do Legionários MC ter vencido uma gincana de motos no circuito dos cones – na sua categoria – usando uma ROAD KING CLASSIC bem semelhante em projeto, inclusive. São tão semelhantes que confundem os não halleyros como eu.

Na estrada não decepciona nas curvas como não decepcionou nas 380 curvas que formam a descida do Maciço de Baturité em direção à Fortaleza e com garupa, que aliás, vale destacar, acabou cochilando e quase caindo da moto. Segundo Jamile, “foi como se tivesse balançando em uma rede”.

O entre-eixos de 1,63m e uma altura do assento de 69 cm permite que qualquer baixinho (tipo este missivista aqui) possa pilotar sem ter que transformar as botas em sapatilhas de balé para poder tocar os pés no chão.

Manobrável
Tão manobrável quando a Road King Classic

O peso não atrapalha a ciclística da moto. Você só vai perceber os 341 kg de peso (POM) quando precisar manobrar a moto. Em algumas situações vai precisar daquela providencial ‘mãozinha’. A suspensão é gostosa e mesmo em piso irregular, como a estrada que sobe para a estátua de Nossa Senhora de Fátima em Baturité (CE), a moto não decepcionou mesmo estando com garupa. Não cepou.

O guidão parece ter sido realmente projetado para manter os músculos do pescoço relaxados e em conjunto com os estribos que usam borracha de isolamento de vibração oferecem menos vibração. Quanto às pedaleiras esta mesma borracha elimina a sensação de que se pode escorregar o pé numa troca de marchas.

O assento da garupa é destacável. Você pode retirar e deixar em casa nas mãos da sua mulher. Ótimo para mulheres ciumentas e desconfiadas. Assim você poderá rodar em paz com os amigos e a sua mulher tranquila em casa sabendo que na garupa da moto não vai ninguém.

Motor

cp4O motor Twin Cam 96B™ de 1600 cm³ é evoluído, no legado dos motores Flathead, Knucklehead, Panhead, Shovelhead ®, Evolution, Twin Cam 88® e Twin Cam 96™ e alimentado  por injeção eletrônica sequencial (ESPFI) e uma relação de Compressão9.2:1. O torque do motor é de brutais 11,8 kgf.m a (rpm)2750. Você percebe de cara que é um motor feito para rodar muito, durar bastante e para ser de pouca manutenção que exige poucas trocas de marchas, inclusive em ultrapassagens.

cp6A Softail Heritage Classic possui um recurso que gerencia a temperatura em marcha lenta (EITMS) e faz a motocicleta cortar automaticamente o combustível e a ignição do cilindro traseiro quando em marcha lenta. Isso ajuda a reduzir o calor do motor para o condutor e a garupa. Este recurso é ativado na concessionária Harley-Davidson. Porém, mesmo assim vai precisar de um isolador ou abafador para desviar o calor que fica muito forte quando em trânsito pesado ou em marcha lenta.

Transmissão

cp5A transmissão Six-Speed Cruise Drive® oferece uma troca de marchas suave e silenciosa e reduz o giro do motor quando estiver em sexta marcha – over drive – proporcionando uma sensação de pilotagem mais confortável e gostosa.

Uma moto pensada para rodar muito precisa aliviar você de certas manutenções. Apesar de possuir uma transmissão primária por corrente de relação 34/46 a HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC possui um tensor automático de corrente embutido que ajusta a folga da corrente sem necessidade de intervenção de mecânico.

Freios ABS bem dimensionados e escondidos

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Na cidade de Baturité

O ABS é item de série e os componentes estão perfeitamente escondidos dentro do cubo da roda e eles são bons em parar quase 500 kg de peso se você somar POM mais piloto e garupa.

O sistema de segurança da moto instalado na fábrica apresenta um bloqueio automático hands-free (mãos-livres). Ele ativa e desativa as funções de segurança da moto quando você se afasta e se aproxima dela. O controle fica na cintura ou no bolso e a moto faz o resto.

Acabamento Harley

cp10O acabamento da H-D para as suas motocicletas é algo que chama a atenção. Tudo pensado para permitir mostrar o que a moto tem de mais bonito. Se não interessa ou não é bonito de ver, será escondido.

A Harley-Davidson esconde a parte eletrônica, encaminhando engenhosamente toda a fiação para trás dessas verdadeiras jóias, como o tanque, o motor e as demais partes que as pessoas querem ver.

cp9Os controles manuais são intuitivos. As setas indicadoras de direção desligam-se automaticamente, com base na velocidade e ângulo da motocicleta. Os pneus faixa banca aliados aos alforges decorados com cravos cromados acrescenta um charme especial que ajuda a disseminar ainda mais a mística das motos que nasceram em Milwaukee.

A HERITAGE SOFTAIL® CLASSIC é uma moto que de clássica tem apenas o visual. Muita tecnologia está bem escondida nessa moto com estilo retrô, mas bem gostosa e confortável de pilotar.

Agradecimentos:

Marlon Lima – Newroad Harley-Davison

Fotos: Luis Sucupira

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FICHA TÉCNICA

 

FICHA TÉCNICA

CHASSI

EscapamentoCromado, escapamento estilo “Shorty” escalonado com silenciadores duplos

Roda Dianteira (Estilo)Cromada, raiada de alumínio

Roda Traseira (Estilo)Cromada, raiada de alumínio

Freios (Tipo de Cáliper)4 pistões na dianteira e 2 pistões na traseira

DIMENSÕES

Comprimento2.405 mm

Altura do Assento, Carregada1648 mm

Altura do Assento, Descarregada690 mm

Distância do Solo131 mm

Ângulo da Coluna de Direção (Graus)31

Trail147 mm

Distância entre Eixos1.635 mm

Pneu Dianteiro (Especificação)WWW MT90B16 72H

Pneu Traseiro (Especificação)WWW 150/80B16 71H

Capacidade de Combustível18,9 l

Capacidade de Óleo (com filtro)3,3 l

Peso Seco326 kg

Peso em Ordem de Marcha341 kg

  1. A medição reflete um motociclista com peso de 82 kg.

ELÉTRICA

Luzes IndicadorasFarol alto, ponto neutro, baixa pressão de óleo, luzes indicadoras de direção, diagnóstico do motor, alerta de baixo nível de combustível, sistema de segurança e 6a marcha

Painel de InstrumentosVelocímetro eletrônico montado sobre o tanque com hodômetro total, relógio, hodômetro parcial duplo, indicador de marcha e rpm, mostrador de nível de combustível e contador de autonomia e luzes indicadoras de LED

MOTORIZAÇÃO

Motor2Twin Cam 96B™, Refrigerado a ar

Diâmetro do Pistão95,3 mm

Curso do Pistão111,1 mm

Cilindrada1.585 cm³

Relação de Compressão9.2:1

Sistema de Alimentação de CombustívelInjeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI)

PERFORMANCE

Torque do Motor – Método de TesteEEC/95/1

Torque do Motor 311,8 kgf.m

Torque do Motor (rpm)2750

Ângulo de Inclinação, Dir. (Graus)24.4

Ângulo de Inclinação, Esq. (Graus)25.9

  1. Os valores mostrados são nominais. O desempenho pode variar de acordo com o país e a região.

TRANSMISSÃO

Transmissão Primária Corrente, relação 34/46

Relação de Transmissão – 1a marcha9.311

Relação de Transmissão – 2a marcha6.454

Relação de Transmissão – 3a marcha4.793

Relação de Transmissão – 4a marcha3.882

Relação de Transmissão – 5a marcha3.307

Relação de Transmissão – 6a marcha2.79

 

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Luis Sucupira

Editor-Chefe do Portal Você e Sua Moto é Jornalista, escritor, (Casa Amarela – UFC) diretor e roteirista de cinema, tv e vídeo. Colunista de sites Motonline, Motonauta, revista Motoboy Magazine, Pro-Moto.Autor do livro GUIA DO MOTOCICLISTA PRINCIPIANTE (Ed. NovaTerra - RJ - 2014). Organizador e idealizador dos eventos Iguatu Moto Week, Ubajara Indoor, Eusébio Moto Fest. Um apaixonado por motos, história! Motociclista há 36 anos.

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