Flórida: juízes e advogados não podem ser amigos na web

Para a maioria das pessoas não existe diferença entre ser contato e ser amigo quando se refere a web. Para os juízes da Flórida este tipo de vínculo sugere nas pessoas algum tipo de ‘privilégio’, o que eles consideram como possível. Por conta disso decidiram que juiz não poderá aparecer em sites de relacionamento tendo advogados como amigos. As razões são para proteger a ‘imagem de imparcialidade’ dos magistrados. A notícia é do Portal Terra com informações da agência Associated Press .

Os juízes e advogados da Flórida, nos Estados Unidos, não poderão mais ser amigos no Facebook, popular rede social, de acordo com a Comissão de Assessoria Ética Judicial. Pelo menos um juiz do sul da Flórida advertiu seus colegas com uma atualização em seu status no Facebook, dizendo que possivelmente eles deixariam de ser seus amigos, e outros devem fazer o mesmo.

A Comissão decidiu que as “amizades online” podem criar a impressão de que os advogados têm a capacidade de influenciar juízes que sejam seus amigos. A Comissão concluiu também que um juiz pode publicar comentários no site de outro e que, durante as eleições judiciais, a campanha dos juízes pode ter “seguidores” entre os quais pode haver advogados.

A determinação não se aplica apenas ao Facebook.

Related posts

Leave a Comment