Extreme Networks Lança Roteadores Para Banda Larga de Celular 4G

4G

A Extreme Networks, Inc., (Nasdaq: EXTR) acaba de anunciar uma família de roteadores para ambientes móveis destinada a viabilizar que as operadoras de telefonia móvel consigam migrar de forma mais tranqüila os seus atuais pontos de celulares para a tecnologia 4G, ao mesmo tempo em que preservam os investimentos já realizados em 2G e 3G.

A nova família de backhaul E4G para ambientes móveis da empresa oferecerá níveis de simplicidade e escalabilidade compatíveis com os de uma rede pura de pacote IP/Ethernet de próxima geração. Com isto, garante a empresa, as soluções viabilizam a oferta de vídeo, voz e dados, com excelente custo-benefício, para até um bilhão de usuários de banda larga móvel, número que está sendo estimado para o final de 2011.

Os novos roteadores de backhaul para ambientes móveis da Extreme Networks irão viabilizar uma rede IP/Ethernet capaz de satisfazer a expectativa das operadoras de telefonia móvel em termos de desempenho e serviços para uma base de assinantes corporativa e doméstica cada dia maior. Os lançamentos respondem também à necessidade de contenção de custos no crescente mundo de aplicações M2M (machine-to-machine).

Entre grandes operadoras e fornecedores de soluções para telecomunicações, o lançamento da Extreme Networks já é visto com expectativa. Este é o caso, por exemplo, da Motorola Solutions, que espera expandir as capacidades de suas soluções de backhaul microondas com os novos roteadores de backhaul para ambientes móveis da Extreme Networks.  De acordo com Phil Bolt, vice-presidente e diretor-geral da área de Soluções de Rede Sem-Fio da Motorola Solutions, “as, significativas melhorias em termos de capacidade e desempenho proporcionadas pela tecnologia Extreme Networks nos permite oferecer aos clientes uma migração flexível e tranquila das redes baseadas em circuito para IP”, afirma o executivo.

A família de produtos E4G da Extreme Networks compreenderá o E4G-200 Cell Site Router e o E4G-400 Cell Site Aggregation Router. Ambos irão oferecer um backhaul de 4G para ambientes móveis com escalabilidade de 1-10GbE, funcionalidades de Ethernet ITU-G.8262 síncrona integrada, suporte ao padrão IEEE 1588 Precision Time Protocol e alta flexibilidade com suporte a EAPS (Ethernet Automatic Protection Switching), além de anéis de pacote ITU-G.8032.

A Ethernet Síncrona consegue eliminar o custo da implantação de dispositivos GPS em cada torre celular porque administra melhor o tempo, independentemente da carga do pacote. IEEE-1588 é uma alternativa baseada em infraestrutura IP, enquanto as flexíveis tecnologias de anel de pacote Ethernet EAPS e G.8032 da Extreme Networks asseguram maior flexibilidade. A escalabilidade IPv4/v6 e MPLS-TP permite que as operadoras de telefonia móvel efetivamente expandam a rede, implantem novos serviços e acomodem o esperado aumento exponencial de usuários e capacidade.

Com os estágios iniciais da banda larga de próxima geração para ambientes móveis batendo à porta, o relatório divulgado pela Infonetics mostra que em 2011 as operadoras de telefonia móvel irão adotar uma estratégia para conversão de tráfego de voz e dados em ambientes móveis em uma rede de backhaul IP/Ethernet.

“No processo de transição para as redes 4G, é fundamental atender aos requisitos de escalabilidade, sincronização e flexibilidade Ethernet dos pontos celulares”, explicou Michael Howard, analista chefe e co-fundador da Infonetics Research.  “As operadoras de atacado e transporte móvel desejam compor redes para a próxima década e por isso buscam opções de backhaul Ethernet prontas para o futuro. Com as atuais redes de backhaul para ambientes móveis a família de produtos E4G da Extreme Networks oferece os recursos que atendem os novos requisitos e as necessidades das operadoras de telefonia móvel.”

Related posts

Leave a Comment