Estudo Indica Como As Pessoas Vêem Os Sites Na Internet

O quesito ‘usabilidade’ é o que mais merece atenção em um site. É como o olho humano recebe o impacto das cores, formas, posicionamento, tamanho de letras etc.

Já existe uma ferramenta de mensuração, conhecida como Heatmap (mapa de calor), que analisa como as pessoas vêem um site. O Heatmap analisa o comportamento humano não só em sites da Internet, mas em qualquer outro meio visual de comunicação. É uma simulação da percepção humana que indica as regiões que chamam mais atenção do usuário.

Existem várias formas de se criar um Heatmap, no entanto, a mais completa é a integração do movimento dos olhos humanos com os cliques do mouse, sem nenhuma forma de indução na navegação do usuário.

Em se tratando de websites, por usuários, entenda-se homens e mulheres com experiência em navegar na Internet e que, de preferência, utilizem o mesmo equipamento (monitor, mouse, resolução, teclado, processador) para que a amostra analisada seja a mais fiel possível no estudo.

No Heatmap nada passa em branco, aliás, até a parte branca do site também é incluída no estudo. Com auxílio de hardware e software apropriados, uma imagem gráfica é formada com áreas de maior intensidade de cliques. Como um sensor térmico, as regiões mais quentes, ou seja, as mais observadas, são caracterizadas por seções avermelhadas e as mais frias, aquelas que menos chamam a atenção, são representadas por cores escuras e azuis.

O tema faz parte da palestra “A Nova Revolução”, que Eduardo Favaretto apresentou durante o curso “TV e a Nova Web”, promovido pelo Instituto de Estudos de Televisão, simultaneamente, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Quem quiser conferir, o site www.feng-gui.com oferece uma ferramenta on-line gratuita que simula a visão humana e indica quais as regiões chamam mais a atenção. Formas, cores e posicionamento de cada elemento são analisados. Em seguida, um mapa de cores quentes e frias indica como está a ‘usabilidade’ do material escaneado.

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