DESTAQUES Estradas & Aventuras - Jan Messias Redescobrindo o Nordeste de Moto 

Estrada Noturna: 7 Dicas Para Quem Quer Viajar a Noite. Por Jan Messias

O por do sol na estrada é sempre um momento incrível, mas pegar a estrada a noite requer muito mais cuidados e atenção

Quando as pessoas ficam sabendo do nosso gosto por viagens em duas rodas normalmente nos classificam logo de loucos e começam a listar os riscos e aquela velha história que todos conhecemos. Quando dizemos que gostamos de viajar a noite esse título de louco é elevado ao quadrado, e não é a toa. Quem viaja a noite sabe do prazer e do perigo envolvido ( e provavelmente ligados…).
Se você é um desses que adora entrar na noite pilotanto ou pretente experimentar essa aventura, ou mesmo quer estar pronto para caso aconteça, se liga nessas dicas aqui!

Durante as viagens noturnas dá para se concentrar mais na viagem em si já que a paisagem fica na escuridão

Quem já viajou a noite sabe quantas diferenças a vaigem noturna tem: a paisagem, a estrada, a temperatura, o trânsito, o céu, tudo muda bastante. Há quem goste dessa estrada nova que aparece depois que o sol se põe, mas quem já experimentou esse tipo de viagem também sabe dos perigos, por isso, vamos às dicas!!

Iluminação: Os faróis da moto são um item fundamental para uma viagem segura
  1. Verifique as condições da sua moto!Essa dica é válida para qualquer viagem, mas para as viagens noturas ela se torna ainda mais importante, já que em caso de algum problema mecânico a chance de encontrar alguma oficina aberta caem drasticamente. Um pneu furado, um problema elétrico, ou um farol queimado podem custar uma noite parado, exposto a muitos perigos em beira de estrada. E lembre que os faróis da moto são seus olhos nessa jornada! Cuidado com eles!
  2. Atenção Com o Seu Equipamento de Proteção
    Nessa hora o item mais importante de se verificar é a viseira do capacete, já que a visibilidade noturna é ainda mais importante e solicitada. Uma viseira com arranhões ou sujeira pode trazer sérios transtornos na hora de encarar a luz dos faróis dos outros veículos. Outro ponto para ser verificado é a roupa da viagem, porque mesmo em regiões quentes, como o nordeste, enferntamos noites frias, por isso estar bem protegido do frio vai ajudar a deixar a viagem mais confortável.
  3. Esteja Bem Disposto Fisicamente!
    Tão arriscado quando pilotar embriagado é pegar a estrada com sono, por isso nada de arriscar viajar a noite se não tiver em plenas condições. Um cochilo sobre uma moto não costuma dar segunda chance e o clima frio da estrada noturna pode ajudar a dar aquele soninho, então se perceber que o sono está chegando antes do destino é melhor procurar algum lugar pernoitar.
    Energéticos são traiçoeiros e quando passa o efeito o sono volta muito mais forte, então melhor não arriscar!
  4. Conheça a Estrada que te Espera!

    Nem sempre vamos enfrentar somente asfalto na viagem…

    No livro A Arte da Guerra Sun Tzu fala sobre a importância de se conhecer o inimigo a ser enfrentado. Se preparar para os possíveis problemas é uma forma de se adiantar a eles e contorná-los. Conhecer as condições da estrada, curvas, buracos, a possibilidade de encontrar animais na via, ou o risco de assalto são algumas das informações fundamentais de se ter antes de viajar.

  5. Arrume Companhia!
    Há quem prefira viajar sozinho, mas é inegável que uma viagem acompanhado dá muito mais segurança, especialmente para viagens noturnas, onde uma moto sozinha se torna um alvo fácil para bandidos, além do fato de que uma companhia na estrada pode ajudar no caso de algum imprevisto
  6. Deixe Alguém Avisado da Viagem
    Viajar sem dar notícias pode ser uma péssima idéia no caso de algum imprevisto. Conhecemos as condições do sinal dos celulares, então não se pode contar com eles a viagem toda, por isso deixar alguém avisado dos horários e previões de chegada pode salvar sua vida! Atrasos podem sinalizar algum imprevisto e impossibilidade de contado, por isso não deixe de combinar esse detalhe com alguém.
  7. Reduza a Velocidade

    Além de reduzir a velocidade, umas paradinhas para fotos também são uma boa, especialmente quando o dia está amanhecendo!

    Em viagens a noite, onde a visibilidade é significativamente menor, mesmo com os melhores faróis, pilotar a uma velocidade mais baixa pode de salvar sua vida, especialmente em nossas estradas com acostamentos estreitos que costumam abrigar animais pastando. Outro cuidado a ser tomado é exatamente com animais que aproveitam o calor do asfalto para se aquecer a noite.

piresDepois dessas dicas, basta curtir a calma das estradas noturnas, o céu estrelado sobre nossas cabeças e o clima ameno. Seja início de noite ou fim de madrugada a estrada a noite tem um encanto único que vale a pena ser conferido ao menos uma vez. E se lembrar de mais alguma dica, deixa aí para a gente ir somando e viajando melhor!!

Agora, para vocês seguem mais umas imagens de minhas viagens noturnas e um pequeno depoimento depois de pegar 400km dentro da noite pelas estradas do Ceará a bordo da minha Ténéré 250.

Sobre viajar durante a noite.

Viajar a noite é bem mais assustador, porque todos os riscos aumentam, mas também tem sua beleza, porque é um momento para se concentrar na estrada, na pilotagem. Certamente não é desejado, mas as vezes os amores, as vezes os dissabores ou mesmo atrasos inevitáveis nos obrigam a entrar na noite pilotando. Nessa situação é possível ver como o céu fica incrível porque não há luz nenhuma. A gente fica atento a todos os movimentos, a todas as luzes e a viagem segue naquela tensão de soldado a espera do ataque inimigo. Cada trecho vencido é como passar por uma batalha e o trecho seguinte é visto sempre com respeito pelos riscos. Na viagem a noite até a solidão na estrada aumenta e cada luz trafegando é uma dúvida. A temperatura muda muito mais, a depender do lugar e da vegetação de onde passamos e as vezes saímos de um trecho com frio de bater o queixo para um com uma temperatura morna. Por essas e umas tantas outras, apesar do risco também aprecio com carinho respeitosos as viagens a noite. No fim das contas a lição que se aprende é que viver é uma grande ousadia, um passeio incerto numa estrada noturna.

Fim de madrugada na estrada. Minha Tenere compondo a paisagem do amanhecer na estrada. Como se percebe pela névoa o clima da manhã era frio, por isso a importância de estar bem protegido

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.