Dia das Comunicações revela o tamanho das comunicações no BR

Em 5 de maio é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.

De lá pra cá o balanço da estrutura de comunicação no Brasil coloca o país entre as nações que possuem uma das melhores estruturas. Possuímos no campo da televisão as geradoras de programação e sinal: Globo, SBT, Bandeirantes, Record, Rede TV!, CNT, Gazeta de São Paulo, MTV, Rede Educativa.

São 416 emissoras e afiliadas espalhadas por todas as regiões brasileiras, o que faz o Brasil um país que tem mais televisores que geladeiras ou fogões. A Região Norte possui 34 emissoras, Nordeste 78, Centro Oeste 52, Sudeste 160 e a Região Sul 92. A TV Digital já está presente há pouco mais de um ano no Brasil, mas ainda caminha a passos lentos e deve demorar a pegar.

Já em quantidade de emissoras de rádios o volume é bem maior, claro que uma boa parte delas pertencente a políticos. São 3.806 emissoras de rádio no Brasil, ficando no Norte 247, no Nordeste 848, Centro Oeste 404, Sudeste 1.400 e no Sul 907.

Para um país que não lê muito até que temos muitas revistas. A tiragem total das revistas em circulação no Brasil pouco passa dos 16,165 milhões de exemplares, segundo o IVC. São 300 editoras, 35.000 empregadps e 1.950 títulos de revistas.

Já as revistas técnicas possuem 770 editoras, 1.676 títulos e apenas 63 segmentos cobertos, segundo a ANER / ANATEC.

Os Jornais vem caindo gradativamente as suas tiragens e a quantidade de assinantes. No Brasil circulam 6,972 milhões de exemplares distribuídos no país por 2.684 jornais divididos por regiões cabendo a região norte 57, Nordeste 139, Centro Oeste 174, Sudeste 1.769 e Sul 545.

A internet e suas mais de 40 milhões de pessoas com acesso residencial no Brasil- São 33,3 milhões de computadores, estamos em 10º. Lugar no mundo, 24,5 milhões de residências com acesso e 43 milhões que acessam fora de casa. O Brasil navegou em janeiro 24 horas e 49 minutos emmédia, segundo o IBOPE/NetRatings e ainda é o campeão mundial de tempo de navegação. No campo das telecomunicações somos o terceiro mercado de celulares do mundo, apesar de termos as maiores tarifas, um dos povos que menos fala ao celular e um dos piores atendimentos ao consumidor. Mesmo assim, a área de cobertura é superior aos 85%..

Para saber a história de cada veículo, seus problemas durante os diversos Governos no Brasil, as interferências sofridas, bem como a criação da Agência Nacional do Cinema, além de todos os temas próprios, entre os quais telecomunicações, publicidade, cinema, TV digital e por assinatura, software, internet e entretenimento vale a pena dar um olhada no material abaixo.

Comunicação Social, 6.ª edição(Marcos Alberto Sant’ Anna Bitelli); O Direito da Comunicação e da Comunicação Social(Marcos Alberto Sant’ Anna Bitelli); Direito da Comunicação Social(Guilherme Fernandes Neto) e Liberdade e Responsabilidade dos Meios de Comunicação(Guilherme Döring Cunha Pereira)

admin

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.