Como se prevenir e reparar pneu furado na moto

Como se prevenir e reparar pneu furado na moto

Todo motociclista que realiza viagens, principalmente as mais longas, tem a famosa preocupação: “e se o meu pneu furar num lugar remoto?”. Existem algumas boas soluções de produtos para isso, e o melhor, custam relativamente barato.

 

 

1) Selantes de pneus (conhecido também como “vacina de pneu”)

Nada mais é que uma espécie de gel, normalmente na cor verde, que é aplicado no pneu vazio, depois deve-se calibrar normalmente o mesmo, e “corrige automaticamente” pequenos furos, de até 5 ou 6mm.

É um produto antigo, inventado desde a 2a. guerra mundial.

Sim, é eficaz. Sempre usei nos pneus das minhas motos, coincidentemente nunca tive um pneu furado, aliás, tive sim, uma vez, numa longa viagem onde troquei meus pneus, e por não ter na oficina, deixei de aplicar tal produto.

Usando esse produto, pode ocorrer do seu pneu furar e você nunca perceber, até que o troque e se dê ao trabalho de ficar observando os pneus velhos.

$$$ Selantes de pneus custam na faixa de R$ 25 cada frasco (1 por pneu).

 

2) Sprays de reparo de furo de pneus

Existe também no mercado, um tipo Spray que deve ser aplicado no pneu quando estamos num local remoto e identificamos um pequeno furo. O mais conhecido é o da marca Motul. Seu frasco é um tanto maior do que o de um ‘desodorante’ e pode ser facilmente levado na moto.

Já usei também esse tipo de corretivo para pequenos furos, e foi na moto de um amigo, ele rodou mais de 300km com o reparo do produto até parar num borracheiro e fazer um reparo definitivo.

É preciso tomar cuidado ao comprar esses sprays, porque existem uns bem baratos, mas que não são bons! Compre de marcas boas e reconhecidas.

$$$ Um frasco de Spray Motul reparador de furo de pneus custa em torno de R$ 55. 

 

3) Kit completo de reparo com Gás CO2

Esse kit vem com vários acessórios, quer sejam, umas borrachas que devem ser introduzidas no furo localizado no pneu, ferramentas para se tirar o prego/parafuso ou o pequeno objeto que fez o furo, além de inserir a “tal borracha”, cola e tubos de gás CO2 para encher rapidamente o pneu depois de reparado. O processo é todo realizado, sem precisar retirar a roda da moto.

É de uso simples, mas sem dúvida mais “trabalhoso” do que se usar apenas o spray citado acima.

Funciona muito bem, de forma mais “duradoura” que o spray, mas, na maioria das vezes, também não é uma solução definitiva, serve para que você rode até o borracheiro.

Vale lembrar que ao usar o tubo de CO2 que vem no kit para encher seu pneu, é aconselhável usar luvas ou um pano específico que envolva o pequeno tubo, porque ele fica extremamente gelado após o uso, podendo te machucar os dedos da mão.

$$$ Um kit completo com 3 tubos de CO2, custa entre R$ 85 até mais de R$ 200, dependendo de onde você comprá-lo. A diferença entre um kit e outro costuma ser pequena. 

 


Comentários finais: 

Todos os produtos acima vem com suas instruções de uso na embalagem.

Eu particularmente faço o seguinte nos pneus da minha moto: uso sempre o selante e levo nas bagagens um Spray Motul e um Kit de reparo com CO2, ainda não utilizei esses dois últimos, a não ser para ajudar os amigos. Prevenir custa bem mais barato do que ter de resolver sem os produtos indicados, seu problema de ficar numa estrada com um pneu furado, e conforme o local, sem sinal no celular.

 

Fonte: Por Policarpo Jr – RockRiders.com.br 

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Luis Sucupira

Editor-Chefe do Portal Você e Sua Moto é Jornalista, escritor, (Casa Amarela – UFC) diretor e roteirista de cinema, tv e vídeo. Colunista de sites Motonline, Motonauta, revista Motoboy Magazine, Pro-Moto.Autor do livro GUIA DO MOTOCICLISTA PRINCIPIANTE (Ed. NovaTerra - RJ - 2014). Organizador e idealizador dos eventos Iguatu Moto Week, Ubajara Indoor, Eusébio Moto Fest. Um apaixonado por motos, história! Motociclista há 36 anos.

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