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Como montar uma loja de motos

th (4)Com o trânsito cada dia mais caótico, comprar uma moto tem sido a decisão de muitos consumidores ao escolher o seu meio de transporte pessoal. Montar uma loja de motos tem retorno garantido, já que em pouco tempo o dinheiro investido como capital inicial é recompensado.
O planejamento, o gerenciamento e os cálculos dos recursos necessários fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

As fabricantes de motos cada vez mais procuram revendedores e franqueados para expandir suas vendas e também para ter vantagem sobre a concorrência. Cada fabricante domina certas localidades e faz o seu território onde leva vantagem sobre outras fabricantes. A rede de revendedores ou franqueados podem ser recompensados por estímulos e premiações, dependendo da política dos fabricantes de moto.

Recolhendo informações para a loja de motos

Abrir um negócio exige bastante do empreendedor. Por isso, a habilidade de empreender e o interesse pelo mundo dos negócios aumentam as chances de sucesso da empresa. O talento para vendas e o conhecimento na área escolhida também contam pontos.

Entender o mercado em sua abrangência, realizar e colocar em prática um ótimo plano de negócio, gerenciar campanhas e estratégias de marketing, administrar a contabilidade da empresa, gerir pessoas e muitas outras questões dependem do empreendedor e é a base do sucesso dele. Porém, caso não seja tão empreendedor assim não desanime. Tudo se aprende e tudo depende de sua vontade, sem falar que existem diversos cursos sobre o tema e não faltam fontes de informação também.

Antes de montar a sua loja de motos, não hesite em perguntar, pesquisar e conhecer a realidade do futuro negócio. Depois de obter todas as informações, analise com cuidado e decida se está pronto ou não para iniciar a sua loja de moto.

Considere todos os aspectos de acordo com o mercado, veja os aspectos como investimento inicial com documentação, estrutura física do local, contratação de funcionários e compra das motos para revenda. Além disso, pense no capital de giro, custos e gastos e tudo mais que possa afetar a viabilidade do seu projeto. A partir desses dados, faça seu planejamento e mãos à obra!

Tornando a loja de motos realidade

nc5Depois que todo o processo de reflexão e estudos que foram necessários para fazer o projeto de sua empresa agora vem a parte de montagem. Nesse estágio, o empreendedor já sabe o custo do projeto e tem os orçamentos em mãos. Também já deve ter providenciado a abertura da empresa, registro na junta comercial e prefeitura da cidade e inspeção do corpo de bombeiros.

Acompanhe de perto o processo de montagem da estrutura da sua loja de motos e faça tudo como que foi planejado. Esse processo pode levar algum tempo e paciência é necessário, será preciso encomendar todos os equipamentos, organizar os móveis, entrevistar e contratar funcionários e treiná-los para o atendimento.

Nessa etapa, o planejamento feito anteriormente juntamente com outros levantamentos, deixará a organização, o controle e a administração da sua empresa muito mais veloz do que se iniciasse esse processo com improviso.

É hora de pensar na divulgação da sua loja de motos. Se você for franqueado, a divulgação fica mais fácil, á que normalmente vai receber todo o material impresso de divulgação e vai contar com a vantagem de ser uma marca conhecida no mercado. Mas se você optou por abrir loja própria, monte a divulgação de acordo com o público-alvo que queira alcançar e divulgue em jornais de veículos, outdoors na região da sua loja, panfletos, entre outras coisas.

Fabricantes de motos e modelos mais vendidos

ae7705ab-415c-4d31-a25d-841a6000c799Ao montar sua loja de motos, a escolha dos modelos que mais lhe renderão lucros será necessário estar disponível em estoque. Nada mais chato do que um cliente chegar com o dinheiro em mãos para comprar a moto que tanto sonhou e não estar disponível na loja. O risco dele comprar em outra loja é grande, a menos que você ofereça vantagens interessantes para compra.

Que moto escolher na hora de adquiri e expor na sua loja? Com tantos nomes de modelos e fabricantes de motos, é necessário pesquisar e escolher qual deles irá fazer parte da vitrine da sua loja. Segundo a Autoinforme, agência de notícias do mercado automobilístico, a lista dos modelos de motos mais vendidos são estes:

CG 150 com mais de 125 mil vendas

CG 125 com mais de 122 mil vendas

NXR 150 com mais de 59 mil vendas

BIZ com mais de 58 mil vendas

YBR 125 com mais de 38 mil vendas

CB 300R com mais de 25 mil vendas

POP 100 com mais de 14 mil vendas

EN 125 com mais de 10 mil vendas

FAZER 50 com mais de 9 mil vendas

XRE 300 com mais de 7.700 vendas

SPEED 150 com mais de 7.100 vendas

XTZ 125 com mais de 6 mil vendas

Lead 110 com mais de 6 mil vendas

AN     125 com quase 6 mil vendas

Intruder 125 com quase 4 mil vendas

Além de motos, invista na venda de acessórios de seguranças como capacetes, refletores e algumas peças como pneus, retrovisores, lanternas entre outros itens que apresentem boa saída de vendas.

Tipos de motos

12931119_1089458284430434_5691041081053043963_nConhecer os tipos de motos ajuda na hora de vender o seu peixe. Existem motos de rua, que possui basicamente todos os equipamentos para andar no trânsito das cidades e é adaptada às necessidades de quem anda na cidade. Seus pneus possuem ótima tração e se adaptam tanto às pistas molhadas quanto às quentes.

Um outro tipo de moto é a esportiva com design arrojado e muito veloz. Ela é construída para disponibilizar todos os meios mecânicos e ergonômicos para uma viagem de alta velocidade com conforto e segurança para o piloto que vai inclinado para frente.

As motos tradicionais têm construção padrão e são destinada ao consumidor em geral que busca o básico e o agradável. Esse modelo se parece muito com motocicletas japonesas com um toque de modernidade. Vários modelos vendidos em lojas de motos são desse tipo.

Para os aventureiros, existem ainda as motos off-road. Elas são usadas em competição de rally sendo preparadas para terrenos não planos com certa quantidade de obstáculos. O público consumidor deste tipo de moto é específico, mas a venda desse tipo de modelo de moto gera bons lucros.

O que o consumidor espera de uma moto?

Muitas vezes o consumidor aparece na loja com a vontade de comprar a moto e não sabe claramente para que vai usar a moto. Falta motivação para ele efetue a compra. Explique e dê ótimos motivos para que o consumidor saia da indecisão e parta para a compra. Fale das vantagens da moto no trânsito da cidade, da facilidade para estacionar, do gasto de combustível que é menor e da sensação de liberdade.

Alguém pode comprar uma moto simplesmente para usar para ir para o trabalho e sem necessidade de nada aventureiro, uma moto com potência suficiente para isso atende suas necessidades. Outros procuram potência, outros design, outros preços e em muitos outros critérios.

Regularmente faça alguns levantamentos de quais motos estão sendo mais vendidas em sua loja de motos e qual a opinião dos seus clientes e visitantes. Monitorar suas vendas e suas campanhas de marketing e fazer com que as coisas aconteçam lhe renderá bons frutos e garantirá o o retorno do tempo e dinheiro investidos.

Abra canais de comunicação com o seu cliente e registre tudo para fazer crescer a sua loja de motos.

Fonte: NOVONEGOCIO

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