CAUSO – O ataque das formigas motociclistas! Por Mário Sérgio Figueredo

CAUSO – O ataque das formigas motociclistas! Por Mário Sérgio Figueredo

Lá estava eu, formoso e faceiro, fazendo sozinho um daqueles passeios de final de semana na estrada, quando, de repente, … , o pior pesadelo de qualquer motociclista. Pneu traseiro furado!

Pãtz, eu no meio do nada (ainda bem que era de dia), sem lugar nenhum pra deixar a moto e ir consertar o pneu. Dei uma olhada em volta e vi um caminho de gente, que entrava no mato. Liguei a moto e fui até ele, entrando no mato desmontado. Andei uns 30 metros e achei um lugar legal pra escondê-la dos “amigos do alheio”.

A picada das formigas vermelhinhas é muito dolorosa
A picada das formigas vermelhinhas é muito dolorosa

Tirei o pneu com muita dificuldade e suadouro, estava muito quente naquele dia, sem falar na complicação de tirar a roda das trail, que não têm o cavalete central (o macete é colocar uma pedra ou pedaço de madeira no lado oposto do pezinho lateral). Nesse meio tempo os borrachudos quase me comeram vivo. Mas consegui e fui até à estrada pedir carona até um borracheiro, o que consegui após uns 30 minutos de espera.

Legal, consertamos o pneu (pude sentir a dificuldade de se tirar e colocar no aro o pneu traseiro da Sahara) e consegui facilmente outra carona pra voltar. Para achar o lugar em que escondi a moto foi outra dificuldade. Mato é tudo igual. Mas depois de andar um pouco com a roda a tiracolo naquele calorão, achei. E de novo uma nuvem de borrachudos me acompanhava onde quer que eu fosse.

Quando cheguei na moto, ela que apesar de azul, estava vermelha … de formigas. Tinha parado com a roda dianteira sobre um formigueiro daqueles grandes. Num córrego próximo achei água, que transportava dentro do capacete. Depois de várias viagens consegui limpar o que deu de formigas. Montei o pneu do jeito que pude, por causa das formigas e dos borrachudos, e terminei de alinhá-lo junto com a corrente no acostamento da estrada.

Mas é claro que não consegui tirar todas as formigas e, na viagem de volta para casa, elas davam um jeito de entrar pela calça e pela jaqueta. Parei várias vezes para me livrar delas pois as vermelhinhas picam com vontade e dói muito.
 .
Para me livrar totalmente delas tive que praticamente desmontar a moto e lavar com um vaporeto. Depois disso comprei um daqueles spray pra encher e consertar pneu, mas nunca precisei usá-lo.
A difícil desmontagem das rodas das motos trai - foto de Konishi da Comunidade Falconline
A difícil desmontagem das rodas das motos trail – foto de Konishi da- Comunidade Falconline

Dica importante: Verifique no jogo de ferramentas da sua moto se tem chave para remover a porca do eixo da roda; caso não tenha, é aconselhável comprar. E ao sair para a estrada, nunca esqueça de levar o kit de ferramentas. Sem elas, um simples pneu furado torna-se um pesadelo.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *