B2C – Empresas atrasam entregas e frustram Dia das Mães.

O Dia das Mães passou e muitas mães ficaram frustradas por não terem recebido seus mereceidos presentes. Não que esses filhos teriam sido pródigos, mas as empresas de B2C (Business-to-Consumer ou Business-to-Customer) que prometeram ‘ENTREGA GARANTIDA’ não cumpriram os prazos. Hoje fiquei sabendo que muitos tiveram que dar desculpas às mães para as falhas cometidas pelas Americanas, Submarino, Shoptime entre outras.

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Este parece ser um problema comum em datas festivas e que geram uma série de transtornos aos cientes. Para piorar ainda mais o serviço de atendimento ao consumidor continua do mesmo jeito-nenhuma solução e apenas a aplicação do velho e desgastante script.

Com a autorização do João Rego-programador do novo site do Fórum PCs – reproduzo abaixo, na íntegra ( ipsis litteris ) a conversa entre ele e o suporte do Submarino que não entregou o presente do Dia das Mães, apesar de informarem que a entrega seria “garantida’.

A guisa de esclarecimento vale relembrar o observado o que dispõe o Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor: “Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Mãe é coisa sagrada e mexer com elas dá muito problema. As empresas deveriam pensar um pouco antes de prometerem o que não podem cumprir.

Segue abaixo a transcrição da conversa:

SUBMARINO(Edson): Olá João Rego. Em que posso ajudar? Boa tarde.

João Rego: Boa tarde Edson

João Rego: 152715081

João Rego: Gostaria de saber pq não recebi o meu pedido na data de entrega para o dia das maes

João Rego: Ou seja a “entrega garantida ainda da tempo”

João Rego: Não funcionou

SUBMARINO: Só um momento, por favor, vou verificar.

João Rego: E frustrou minha querida mãe

SUBMARINO: João, peço desculpas pelo transtorno, verificando as informações, seu pedido será entregue, até o dia 12/05/10.

João Rego: Ok mais o acordo não foi esse? Como fico então? Se não poderiam entregar não deveriam prometer.

João Rego: Ou seja, dia 12/05 é um pouco distante do dia das mães não acha?

João Rego: Gostaria de saber o que o submarino vai fazer para ao menos compensar essa propaganda enganosa que sofri?

SUBMARINO: João compreendo, porém no ato da compra, você comprou o pedido dentro do link da promoção e verificou se seu CEP, estava dentro do regulamento?

João Rego: Sim estava…

SUBMARINO: João me desculpe, porém verificando as informações do seu pedido em sistema, não consta que o mesmo esta dentro do regulamento da entrega, garantida para o dia das mães, por esse motivo seu pedido, não foi entregue.

João Rego: Que parte não esta dentro do regulamento de entrega?

SUBMARINO: João, não informa o motivo, só informa que seu pedido, não estava na promoção de entrega garantida.

João Rego: se meu CEP esta dentro

João Rego: qual é o problema?

João Rego: E creio que tenho o direito de saber o motivo…

João Rego: ou procurarei meus direitos nos orgãos competentes!

João Rego: Vocês não podem informar que NÃO ESTAVA de maneira unilateral. No momento da compra dei o aceite em um termo e esse termo tem que ser respeitado!

SUBMARINO: João, peço desculpas realmente não consta em sistema que seu pedido está com entrega garantida.

João Rego: Bem se não está como eu fico como consumidor?

João Rego: Confiei a vocês a responsabilidade

SUBMARINO: João, peço desculpas pelo transtorno, peço gentilmente que aguarde seu pedido ser entregue, até o dia 12/05/10.

João Rego: Isso caracteriza o não cumprimento à oferta. Assim, poderá ser observado o que dispõe o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

João Rego: Estou tentando resolver amigavelmente e ter uma resposta coerente

SUBMARINO: João, se preferir, pode encaminhar seu caso para o setor de relacionamento, enviando um e-mail para: relacionamento@submarino.com.br , as informações que consta em sistema é que sua compra não estava dentro da promoção e seu pedido será entregue, até o dia 12/05/10.

João Rego: Vou preferir procurar o JUIZADO CIVIL. Isto é uma pouca vergonha de vcs.

Fim da conversa. Protocolo: 91945544.

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