Apple processa a Nokia por violação de 13 patentes

Em outubro a Nokia apresentou uma reclamação formal contra a Apple no Tribunal Federal do Distrito de Delawere (EUA), alegando que o iPhone infringe suas patentes em GSM, UMTS e LAN sem fios. Segundo a empresa “o princípio básico na indústria de celulares é fazer com que as empresas contribuam para o desenvolvimento de tecnologia, e estabelecer normas de propriedade”, diz o vice-presidente para assuntos de propriedadeindustrial da Nokia, Ilkka Rahnasto. “A Apple também deve seguir esse princípio”, conclui. Segundo ele, ao se recusar a concordar com os termos de propriedade intelectual, a Apple pega carona na inovação criada pela Nokia.

Agora, em resposta à ação judicial movida pela Nokia, a Apple ajuizou um processo alegando a violação de 13 de suas patentes pela Nokia. Segundo a Apple “Outras companhias devem competir conosco inventando suas próprias tecnologias, não roubando as nossas”, diz Bruce Sewell, Vice-presidente Legal da Apple.

A Apple iniciou a revolução do computador pessoal nos anos 70 com o Apple II e reinventou o computador pessoal nos anos 80 com o Macintosh. Hoje a Apple está também à frente da revolução da mídia digital com seus players portáteis iPod, de música e vídeo e entrou para o mercado de telefonia celular com o iPhone.

Vamos ver onde esta briga vai dar…

Related posts

Leave a Comment