Motociclismo 

A partir de 2016 ABS será obrigatório para motos europeias

z250preta_640x408A partir de 2016, os sistemas antitravamento de frenagem (ABS) serão itens de série para um número maior de motos na União Europeia, onde recentemente foi aprovada uma legislação que visa a reduzir o número de acidentes de trânsito. Em 2011, cerca de 5 mil motociclistas morreram nas estradas da Europa.

De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar ABS para todas as motos com motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, isso será aplicado em motocicletas às quais será concedida a homologação e, a partir de 2017, para todos os modelos.

Além disso, será exigido que veículos de duas rodas com cilindrada entre 50 cc e 125 cc tenham ABS ou pelo menos o sistema de frenagem combinado (CBS – Combined Brake System). Esse recurso faz com que os freios dianteiro e traseiro sejam acionados simultaneamente, embora não impeça o travamento das rodas. Vale ressaltar que, na maioria das motos, o piloto freia as rodas dianteira e traseira separadamente.

Related posts

Leave a Comment