Yahoo considera oferta da Microsoft muito baixa

O Yahoo considerou como muito baixo o valor da oferta não solicitada de compra da companhia pela Microsoft por 41,4 bilhões de dólares. A decisão é vista por Wall Street como a primeira salva em uma batalha para fazer a gigante do software aumentar sua proposta.

O Yahoo informou nesta segunda-feira que seu conselho de administração concluiu de maneira unânime que o negócio não atende aos melhores interesses dos acionistas. Analistas disseram que a rejeição pode fazer a Microsoft aumentar o valor de sua proposta de 31 dólares por ação para até 40 dólares por ação.

Em um comunicado, o Yahoo afirmou que a oferta atual da Microsoft “subestima substancialmente” a companhia que possui uma marca global, audiência de quase 500 milhões de usuários e investimentos que criaram uma robusta plataforma de publicidade online.

A oferta também não leva em consideração perspectivas de crescimento ou investimentos significativos que incluem participação na companhia chinesa de comércio eletrônico Alibaba.com, informou o Yahoo. A companhia acrescentou ainda que seu conselho de administração está avaliando todas as opções estratégicas.

A Microsoft deve agora decidir se melhora sua oferta, inicia compras de ações do Yahoo no mercado ou simplesmente desiste da operação. Porta-voz da Microsoft não comentou o assunto.

Analistas disseram que a Microsoft deve provavelmente aumentar sua oferta a pelo menos 35 dólares por ação, mas pode ser persuadida a ir até 40 dólares. O comunicado do Yahoo não tem indicações do preço que a companhia está buscando.

As ações do Yahoo exibiam alta de 1,4 por cento no início da tarde, cotadas a 29,61 dólares. Enquanto isso, os papéis da Microsoft exibiam queda de 2,03 por cento.

A proposta da Microsoft, composta metade em dinheiro e metade em ações, foi feita em 1o de fevereiro. Quando foi anunciada, a oferta equivalia a 44,6 bilhões de dólares. Desde então as ações da Microsoft caíram e um acordo valeria agora 41,4 bilhões de dólares.

O co-fundador e presidente-executivo do Yahoo, Jerry Yang, tem tomado passos para manter a empresa independente, incluindo a consideração de uma aliança com o Google para cuidar das operações de buscas da companhia.

A empresa também pode tentar uma aproximação com a AOL, publicou o jornal Times of London, nesta segunda-feira. A controladora da AOL, Time Warner, não comentou o assunto.

Os acionistas do Yahoo, entretanto, podem não ter muita paciência para uma batalha, particularmente porque a companhia continua a perder mercado para o Google. O Yahoo no mês passado decepcionou investidores com suas previsões de receita para 2008. A empresa prometeu ainda cortar empregos e reforçar a área de publicidade online com novo investimento.

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Redação Geral

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