Virus no MAC?

A fabricante de antivírus Intego divulgou alertas sobre a existência de um cavalo de troia em cópias piratas da suíte de escritório iWork 2009, da Apple, e Photoshop CS4 para Mac, da Adobe. A praga, batizada de iServices, é instalada junto com o iWork ou por um suposto “crack” que ativa o Photoshop e dá o controle total do sistema infectado ao seu criador.

As cópias maliciosas do iWork 2009 foram as primeiras encontradas pela Intego, na quinta-feira passada (22). Segundo a empresa, o código malicioso se aproveita do acesso administrativo obtido pelo programa de instalação, após a solicitação da senha, para se instalar e obter permissões de leitura e escrita em todo o sistema. Um dos sites de torrents em que a versão pirata do programa estava disponível já registrava mais de 20.000 downloads.

No caso do Photoshop CS4 infectado, descoberto no domingo (25), o instalador do programa está limpo. O cavalo de troia fica no “crack”, que burla a proteção antipirataria, permitindo que o programa seja usado.

Tanto o iWork 2009 como o Photoshop CS4 piratas maliciosas funcionam como versões piratas “verdadeiras” — funcionando completamente. Desse modo, usuários podem não suspeitar que foram enganados e infectados por uma praga digital.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment