VIAGEM AO FIM DO MUNDO – DIA 11 A 13 – Depois da folga estamos de volta à estrada!

Caminho de volta

VIAGEM AO FIM DO MUNDO Dia D + 11

Ushuaia. 0km

12573919_10207274641762035_1987898840457810872_nHoje tiramos o dia para visitar o presidio e museu marítimo, que conta a história do povo e da colonização da península da Terra Del Fogo, além de ter sido um presidio para onde eram enviados os prisioneiros da justiça argentina, inclusive presos políticos. Depois fui consertar minha moto com o PABLO, mecânico e motociclista muito bom, campeão local máster de enduro e motocross, com mais de 40 anos de experiência em motos. Rapidinho desempenamos o suporte do aboleto do lado direito, que empenou por ocasião do tombo que levamos e trocamos a câmara de ar do pneu dianteiro que estava furado.

VIAGEM AO FIM DO MUNDO. DIA D + 12

12565628_10207274627361675_5250672180372770504_nNovamente hoje foi um dia de turismo. Fomos ao Parque Nacional Terra Del Fuego, onde oficialmente termina a Ruta 3, na pequena e aprazível bahia La Pataia.

Em seguida fomos visitar o farol da entrada da bahia de Ushuaia e em seguida fomos a Martial, uma estação de esqui praticamente dentro da cidade de Ushuaia donde se tem uma vista espetacular da cidade e da bahia.

VIAGEM AO FIM DO MUNDO. DIA D + 13

Ushuaia (argentina) – Puerto Natales (Chile). 788 km

NA DUVIDA, ACELERE!!!!!!

12548906_10207274656122394_133004229726024752_nEra para saímos as 6h mas só conseguimos sair as 7h com o tempo chuvoso. A temperatura variou entre 2,5 e 3,5 graus e a chuva nos acompanhou durante toda travessia do “cerro” que cerca Ushuaia e só desapareceu quando chegamos na planície. A chuva deu lugar ao vento que soprava de popa fazendo a viagem relativamente tranquila até San Sebastian onde fizemos a aduana Argentina e Chilena.

Após essa última a estrada antes asfaltada deu lugar ao famigerado rípio e como não faltasse mais nada o vento aumentou bastante sendo mais um fator para desestabilizar as motos. Foram cerca de 90 km de tensão total acelerando fortemente a moto para não deslizar e abençoando o inventor do controle de tração que entrava em ação e estabilizava a moto a todo instante!

Mesmo assim, nosso companheiro de viagem de Santa Catarina perdeu o controle e caiu com sua BMW GS 1200 a poucos metros do final do rípio. Tudo bem, sem machucados no corpo nem na moto, só no ego.

Depois de atravessarmos o Estreito de Magalhaes na balsa decidimos não ir mais a Punta Arenas e seguir direto para Puerto Natales. Com essa decisão economizamos um pernoite e ganhamos um dia de folga apesar do ‘estirão’ de 788 km que nos causou muitas dores no corpo.

Nesse trecho o vento estava de traves esquerdo e as vezes de proa e devido a isso toda vez que cruzávamos com um caminhão levávamos uma verdadeira chicotada de vento causada pela turbulência do caminhão o que ocasionava desvio da nossa trajetória.

Enfim, por volta das 9h da noite chegamos a Bela Puerto Natales (aqui só escurece   depois das 10h) e nos hospedamos no primeiro hotel que encontramos.

Relato da Dani –

Hoje o dia foi só de admiração e reverência pela beleza que é esse presente de Deus: a natureza! Pura e simplesmente maravilhosa! As montanhas, os glaciais, as flores que vivem lindas e coloridas entre as rochas, as montanhas, o vento e o frio; as aves que sobrevoam o mar e que encantam as pessoas com a leveza do seu plainar; a cidade e os argentinos que recebem gentilmente os visitantes que vem de todas as partes do mundo saber como é  o fim do mundo…e ele é absolutamente lindo!!

Fim do descanso de 3 dias em Ushuaia. Na estrada novamente com novos caminhos sendo decididos e bem acertados. Dia bem puxado na estrada: quase 800km!! Muito cansativo! Para nós mulheres um pouco mais, pois como há trechos enormes sem posto de gasolina, significa sem banheiro! Mas valeu a pena todas as aduanas, atravessar novamente de balsa o estreito de Magalhães e chegar a Puerto Natales que é uma graça! Cidade pequena, mas bem charmosa, com sua beira mar de frente para as lindas montanhas onde o sol se põe as 22h, foi um presente no final da viagem!

Com nossos mais novos amigos de viagem, Mara e Daltro de Itapema/SC, que juntaram-se a nós, tornando nossa viagem ainda mais divertida e confirmando a irmandade do motociclismo em qualquer lugar do mundo.
Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!