DESTAQUES Eventos & Feiras 

Unindo através de Duas Rodas – Brasília (DF)

Brasília não era só Moto Capital. Havia uma cidade imensa a ser conhecida, nossa Capital. Tentei ao máximo dividir o tempo entre o evento e Mototurismo.

Brasília é Capital Federal do Brasil e a sede do Governo no Distrito Federal. Localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no Planalto Central, com seu clima tropical seco, temperatura média de 20,6° C, é quarta cidade mais populosa do Brasil.

Desde a primeira constituição republicana, de 1891, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como “pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”. Brasília foi fundada simbolicamente no dia 21 de abril de 1960 com o fechamento do Palácio do Catete, transformando-o em Museu da República. A transferência da infra estrutura governamental só na década de 1970, no governo militar.

O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da cidade, já o traçado das ruas de Brasília obedece ao plano piloto implantado pela empresa Novacap a partir de um projeto, em formato de avião,  do arquiteto Lúcio Costa, escolhido através de um concurso público.

Brasília é classificada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Entre suas atracões mais visitadas estão as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Os principais monumentos da cidade encontram-se no Eixo Monumental: Memorial JKMemorial dos Povos IndígenasComplexo Poliesportivo Ayrton SennaGinásio de Esportes Nilson NelsonEstádio Nacional de Brasília Mané GarrinchaCentro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG), Torre de TVTeatro Nacional Cláudio SantoroComplexo Cultural da República João HerculinoBiblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola (BNB) e Museu Nacional Honestino GuimarãesCatedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora AparecidaEsplanada dos MinistériosPalácio da JustiçaPalácio ItamaratyPraça dos Três PoderesCongresso Nacional, sede do Poder Legislativo brasileiro, Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro,Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário brasileiro e Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves; além de outros. Entre outros monumentos estão o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República (no Setor Palácio Presidencial – SPP), o Catetinho (ao longo da EPIA Sul), o Santuário Dom Bosco (na Via W3 Sul), o Museu Vivo da Memória Candanga (na Candangolândia) e a Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte JK, premiada internacionalmente (no Lago Paranoá, entre o Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES – , na Asa Sul, e o Setor de Habitações Individuais Sul – SHIS, no Lago Sul).(Fonte: Wikipédia)

Alem da arquitetura também existem outros locais para se visitar tais como, Lago Paranoá com seus restaurantes sofisticados e passeios de barco, Torre de TV de Brasília, Torre Digital, Autódromo Internacional Nelson Piquet, Pontão do Lago Azul, Parque da Cidade, dentre muitos outros.

Assim é Brasília, surpreendente, moderna, sofisticada e organizada. Pena nossos políticos não serem assim!

Tentei conhecer Brasília ao máximo, mas não consegui. Então vai ficar para o XII Brasília Moto Capital em 2015. Confira as fotos.

Parceiros União Motorcycle:

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.