Telefônica pode pagar multa de 1 bilhão de reais.

Foi noticia em todo o Brasil que em julho do ano passado, uma pane afetou milhões de pessoas no Estado de São Paulo ao ter cortado por várias horas o serviço de Internet rápida fornecidos pela operadora a empresas e órgãos do governo estadual. A Telefônica concedeu cinco dias de desconto na fatura dos assinantes do serviço de banda larga Speedy. Mas a paciência da justiça de São Paulo com a operadora estava acabando.

Depois de anunciar na segunda-feira investimentos de 2,4 bilhões de reais no Brasil em 2009, a Telefónica recebeu a notícia que poderá vir a pagar 1 bilhão de reais em multa.

Uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria da Justiça do Consumidor do Ministério Público, na segunda-feira pede “o ressarcimento a danos materiais e morais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos diante da má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários”.

Segundo nota do MP a ação se baseia em dados de reclamações dos clientes junto ao Procon e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)e é resultante da perda de paciência do MP diante da quantidade de processos movidos contra a operadora na Justiça paulista onde tramitam mais de 18 mil ações contra a Telefónica.

Dentre os abusos diários relatados nos processos estão má prestação de serviços , mau atendimento quando providências são solicitadas, falta de resposta, interrupções nos serviços, cobranças indevidas e não atendimento de solicitações.

O valor de 1 bilhão foi calculado, segundo o MP, para atingir 10 por cento do faturamento da Telefônica nos últimos cinco anos.

A companhia não quis comentar o assunto e prometeu pronunciar-se posteriormente.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.