Aventurismo & Mototurismo Segurança 

As tecnologias são realmente ‘indispensáveis” ? por Marcelo Teles

images (1)Salve! Salve! a tecnologia,  poder se comunicar a distância com amigos ou com o garupa, fazer e receber  ligações telefônicas, escutar e escolher sua música preferida, escolher a melhor estrada e digitar o caminho onde quer ir e claro poder filmar tudo,  isso tudo em cima da moto e ao alcance de um click  é no mínimo FANTÁSTICO ! Parece até que estamos dentro de um desses games da moda viajando por planetas e planícies de sonho.

Mas qual o custo deste click? Não, não me refiro ao valor venal dos aparelhos e tão pouco ao ínfimo esforço muscular do indicador ou de um lampejar de olho. Falo dessa nossa vidinha terrena aqui, e ela está é longe de ser aquelas de vídeo game.(leia +)

Pergunto então aos senhores será que não estamos enchendo nossas máquinas de acessórios e esquecendo a segurança? Será que ficar ajustando e configurando essas tralhas durante a viagem não traz é dor de cabeça e stress?

O pior é que a cada ano que passa surgem novas tecnologias “indispensáveis” para um motociclista de viagem e por conta delas já vi vários motociclistas errarem o ponto da curva por estar ajustando alguma traquitana e quando vê já era, outros colidem em animais e etc e tal…..

Acidentes de trânsito no Brasil matam mais do que câncer, segundo estudo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O Brasil está entre os cinco países que fazem mais vítimas no trânsito em todo o mundo.  O país fica atrás somente de países como Índia, Nigéria, Rússia e China nesse quesito.

Mas afinal, quais são as causas que direcionam para inúmeras mortes no trânsito? Pois bem, parece banal, mas pequenas distrações causam mais acidentes do que se imagina. Os dados revelam que pelo menos 93% dos acidentes provém de fatores humanos (e não falhas mecânicas). Os eletrônicos e celulares lideram as fontes de distrações, sendo que nos EUA estes fatores se associam a mais de 25% das causas de acidentes.

imagesAdoro tecnologia, e não vou abrir mão dela, o que alerto neste post é o seguinte: Se não está acostumado com os acessórios não fique tentando consertá-los no meio de sua pilotagem, desajustou? DESLIGUE ou ignore ou pare a moto e ajuste, pelo amor de deus não rode tentando sintonizar uma rádio ou música , ajustando a posição da câmera e olhando se ela já esta gravando, configurando GPS e afins…..Sua vida não pode ser “resetada”. Grande abraço a todos.

Postado por Marcelo Teles

http://marceloteles.blogspot.com.br/

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.