Motociclismo Segurança 

A moto caiu? Acalme-se!

COMPARTILHEM As motos são bens de alto valor e que exigem diversos cuidados e atenção. Se você é apenas fã ou possui um veículo de duas rodas, sabe muito bem disso. Porém, muitos fatores que, infelizmente, fogem ao controle do proprietário podem afetar a aparência e a vida útil da máquina. Adversidades do tempo, defeitos de fábrica ou acidentes, por exemplo, são pesadelos para quaisquer pilotos. Todavia, por mais que essas condições possam ser inesperadas, há ações que podem ajudar, caso alguma delas surja. A moto caiu? Acalme-se! Que as…

LEIA MAIS!
Motociclismo Segurança 

Motociclistas morrem mais que pedestres no trânsito de Curitiba – PR

COMPARTILHEM Os motociclistas são as principais vítimas no trânsito de Curitiba. Dados do Programa Vida no Trânsito mostram que, até 2012, a maioria das mortes em acidentes de trânsito vitimavam pedestres. A partir de 2016, esse quadro mudou, e os motociclistas tomaram a primeira posição neste ranking trágico. Naquele anos foram 69 das 196 mortes — sete a mais que entre os pedestres, que caíram para a segunda posição. Por causa destas estatísticas, algumas ações foram tomadas nesta semana. Ontem, a Escola Pública de Trânsito da Superintendência de Trânsito (Setran),…

LEIA MAIS!
Motociclismo Segurança 

Roubo de motocicletas cresceu 19% no Estado de São Paulo, segundo dados do Boletim Tracker-FECAP

COMPARTILHEM Aproximadamente a cada três minutos, um veículo é roubado ou furtado no Estado de São Paulo. Uma média de 19 ocorrências por hora, sendo 12 furtos e 7 roubos. Em 2017, foram 8.733 furtos/mês e 5.526 roubos/mês. Uma média de 14.259 ocorrências a cada 30 dias, segundo dados do último Boletim Econômico Tracker-FECAP, com base nas informações disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública. Em janeiro deste ano foram registrados 12.808 boletins de ocorrência, sendo 4.530 roubos e 8.278 furtos. Ao comparar com o mesmo período do ano…

LEIA MAIS!
Segurança 

Homens utilizam caminhão para fazer arrastão e roubar motos paradas em Simões Filho – BA

COMPARTILHEM Um fato um tanto quanto inusitado entrou para as ocorrências policiais do feriado prolongado no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com informações, um grupo de homens armados utilizou um caminhão para fazer um arrastão na localidade conhecida como Tiro Seguro, na madrugada de sábado (31) para o domingo (01). Ainda segundo informações, durante o arrastão os meliantes furtaram diversas motocicletas que estavam estacionadas em locais abertos, utilizando o caminhão para então transportá-las. Os envolvidos na ação criminosa ainda não foram identificados e…

LEIA MAIS!
Legislação Mercado Redescobrindo o Nordeste de Moto Segurança 

Violência no trânsito também é violência pública

COMPARTILHEM Mortes causadas pela violência pública vitimaram fatalmente cerca de 260 mil pessoas nos últimos 5 anos.  No mesmo período, foram registradas cerca de 210 mil mortes por acidentes de trânsito   A cada 10 minutos uma pessoa morre vítima de violência pública no Brasil, ou seja, 6 mortes por hora. Esse número praticamente se iguala quando se trata de acidentes de trânsito: a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja, 5 mortes a cada hora, conforme levantamento feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.…

LEIA MAIS!
Segurança 

Acidentes de trânsito custaram R$ 36 bilhões por ano

COMPARTILHEM Dia 22 de janeiro de 2018 o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) completou 20 anos de vigência. Desde então, a lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, teve 33 leis que alteraram a redação original do ordenamento e mais de 700 resoluções regulamentaram temas importantes. Considerado um dos mais completos Códigos de Trânsito do mundo, contempla muitos aspectos da mobilidade de pessoas e de cargas. No entanto, isso não foi suficiente para a redução significativa do número de mortes e sequelados por acidentes de trânsito ao longo desses 20…

LEIA MAIS!
Segurança 

Tristeza sem fim: mortes no trânsito sobem, em média, 30% nos feriados prolongados

COMPARTILHEM Os feriados prolongados deveriam ser momentos de alegria e diversão, de descansar, viajar e curtir, mas, infelizmente, são de tristeza para as famílias e amigos das vítimas fatais do trânsito.  Isso porque há um crescimento de até 30% no número de acidentes de trânsito com óbito em feriados prolongados, segundo dados levantados pelo setor de Estatísticas do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Com mais veículos circulando, além da combinação do uso de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, desatenção e atos imprudentes, os acidentes acontecem com mais…

LEIA MAIS!
Segurança 

Motociclista tem o rosto cortado por cerol e quase fica cego

COMPARTILHEM Um jovem que teve o rosto cortado na altura do olho por uma linha de pipa com cerol, em Itupeva, interior de São Paulo, decidiu usar uma rede social para fazer um alerta para o risco que o uso desse equipamento representa nesta época do ano. “Neste período de férias escolares, quero alertar os pais que verifiquem os instrumentos que seus filhos está usando”, escreveu o corretor de imóveis Diego Toledo, de 25 anos, morador de Itatiba, cidade da região. Em sua página no Facebook, ele postou uma foto…

LEIA MAIS!
Motociclismo Redescobrindo o Nordeste de Moto Segurança Trânsito 

Senado aprova proposta que autoriza o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores no corredor com trânsito lento ou parado

COMPARTILHEM A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que autoriza o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos parados em fila. Para a passagem ser permitida, três condições precisam ser cumpridas: o fluxo de veículos deve estar parado ou muito lento; a passagem deve ser feita em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos; quando houver mais de duas faixas na pista, a passagem só poderá acontecer entre as duas faixas mais à esquerda, a…

LEIA MAIS!
DESTAQUES Legislação Segurança 

Veja infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir

COMPARTILHEM Conduzir motocicleta sem capacete é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir. Foto: Pixabay.com Muitos desconhecem a legislação de trânsito, mas a penalidade de suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada mesmo sem ser excedido o número máximo admissível de pontos (20) no período de 12 meses. Certos crimes ou infrações podem levar a suspensão direta. Depois da Lei 13.281/16, a punição, para os casos de suspensão direta, aumentou e pode variar de dois a oito meses, ou de oito…

LEIA MAIS!
error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.