DESTAQUES Redescobrindo o Nordeste de Moto 

São Miguel do Gostoso –RN desbravado pelo Anonymous MG

00

Sempre que pode, o AMG pega a estrada. No feriado de São José – padroeiro do Ceará (19 de março), o destino escolhido pelo integrante Macieira foi São Miguel do Gostoso – RN. Partiram oito no total: dois casais em duas motos ‘trails’: AMG Aloisio Jr e a namorada Márcia; os amigos Sérgio Brito e a esposa Isabel, além de dois casais: AMGs Macieira e Cyleoud; Marcelo e Germana, numa Ford Ranger que serviu de carro de apoio, rodando 1.400 quilômetros no total (distância entre Fortaleza-CE a São Miguel: 560 quilômetros)

8Saíram às cinco da manhã, com o sol como companhia, numa estrada muito boa. Tiraram dezenas de fotos pelo caminho. Parada para hidratar com sucos e água-de-coco, curtindo a estrada e as paisagens. Almoçaram em Touros e no fim da tarde chegaram à SMG.

1A cidade é histórica, pequena, aconchegante e tranqüila durante o dia, onde o ritmo de vida dos nativos parece ter parado no tempo – os pescadores saindo em seus barcos de madeira ainda de madrugada para pescar; as ‘labirinteiras’ tecendo seus tecidos nas portas de casa e as conversas nas calçadas ao cair da tarde, com os pescadores costurando suas redes…

Contudo, à noite, SMG se transforma completamente e ganha muito agito por conta dos barzinhos temáticos e seus drinques gostosos e diferentes, além dos charmosos restaurantes de culinárias típica regional nordestina e internacional (francesa, italiana, mexicana, tailandesa, e espanhola) decorados com muita criatividade com artesanato local, a maioria feita de barro. Ah, sem esquecer as pizzarias, claro, que oferecem pizzas com recheios regionais e internacionais muito saborosos!

2A praia fica a quinhentos metros da avenida principal, é só ir andando, conhecendo a cidade e seu povo amistoso. SMG serve como ponto de apoio (serviços e hospedagem) para o turista conhecer outras praias como as Praias do Farol, Tourinhos, Touros, Galo, Galinhos, dos Morros, Perobas, Pititinga, Maracajá, Praia do Forte e a do Rio do Fogo (onde tem os Parrachos – são os arrecifes de corais há quatro quilômetros mar a dentro. O acesso é de lancha, o passeio dura quatro horas, e lá dá para mergulhar com snockel e contemplar a exuberância da natureza que existe no fundo do mar – peixes multicoloridos, arraias, corais e muito mais. Imperdível!). O grupo fez este passeio e disse que é inesquecível, vale muito ir!

3As pousadas são boas, com preço acessível (diária com preço médio de 170 reais para casal, com café-da-manhã) e o atendimento é muito bom. Há também pequenos e charmosos chalés com piscina e SPA de massagem, onde dá pra usufruir de muita paz e sossego, mas o preço é mais alto.

4SMG tem uma posição geográfica privilegiada, com longos bancos de areia e correntes de ventos alísios, considerada pelos amantes dos esportes a vela uma das melhores praias do mundo para a prática do kitesurf e Windsurf, sendo visitada também por essa galera praticamente o ano inteiro!

5SMG – Importância histórica  – Segundo uma linha de historiadores, os navegantes portugueses aportaram pela primeira vez no Brasil na Praia do Marco – em SMG, com Américo Vespúcio e não no Monte Pascoal, em Porto Seguro – BA, com Pedro Álvares Cabral.Segundo a tese, Américo Vespúcio  aportou em 1501, na Praia do Marco, onde se encontra cravada a réplica do ‘Marco Português’, considerado o marco zero no Brasil. Lá será construído um museu com todos estes descobrimentos e teses, além de outras histórias.

Curiosidade – Por que a cidade se chama ‘São Miguel do Gostoso’?

6A vila foi fundada no dia dedicado ao Arcanjo São Miguel – 29 de setembro – em 1884. Ok. E o ‘Gostoso’, vem de onde? Segundo os registros dos mais antigos, vem de um nativo, caixeiro viajante, que era muito falante e atualizava a cidade do que estava acontecendo no mundo, toda vez que voltava de viagem. Ele contava suas histórias com uma voz alegre e uma gargalhada gostosa e contagiante, que virou sua marca registrada

7Devido à sua risada característica, o caixeiro ficou conhecido como o ‘gostoso’. Daí para a vila ficar conhecida como a cidade de São Miguel do ‘Gostoso’ foi muito rápido! Em 1993, São Miguel do Gostoso conquistou a emancipação política, desmembrando-se do município de Touros.

17O grupo partiu de SMG com muita história boa na bagagem, centenas de fotos e vídeos, energia renovada e a próxima aventura já escolhida, com a aprovação do resto do grupo que não pode ir e ficou na torcida, monitorando e dando todo o suporte! A próxima será serra, praia, ou…tchan tchan tchan…aguardem!

Agora veja as fotos…

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.