Redução de oferta de vagas é o mesmo que demissão?

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego dão conta que o segmento de TI tem um saldo negativo de 8.485 vagas no último trimestre de 2008.É importante ressaltar que redução de oferta de vagas não quer dizer demissão em massa.

Aqui começam outras contradições: O mês de outubro registrou saldo negativo de 10.385 vagas. Em novembro,saldo positivo de 1781, e em dezembro positivo em 145. Mesmo havendo redução na oferta de vagas , o resultado foi positivo: 12.782 vagas. O segmento de fabricação de equipamentos de informática teve seu pior resultado no ano no último trimestre. O saldo negativo foi de 4.560 vagas no período. No ano, o saldo final foi positivo em 265 vagas.

O de telecomunicações nos primeiros seis meses do ano o saldo médio era de cerca de 900 vagas por mês, esse número caiu para 154 vagas em dezembro de 2008. Mesmo assim terminou positivo.

No entanto, este foi o único segmento em que as demissões não foram superiores as contratações no último trimestre. Ainda assim, o saldo foi positivo em 2.761 vagas.Vale lembrar que os dados do ministério só abrangem os empregos CLT, com carteira assinada.Não foram analisadas as contratações de pessoa jurídica ou por cooperativas, só para citar alguns exemplos e nestes campos a coisa também não está tão vermelha assim como tentam pintar.

Mas nem todo mundo está ruim e o anunciado fim-dos-tempos ainda não chegou. Muitas empresas estão contratando. Por exemplo, a Apice Consultoria abre 100 oportunidades de emprego para analistas de sistemas e de infraestrutura durante 2009.As vagas são para profissionais que possuam experiência como consultores SAP, aplicações de outsourcing e serviços de infraestrutura. A Software AG, empresa de softwares de infraestrutura de negócios, contratou dois novos gerentes para suas equipes de vendas. Além dos profissionais, 14 novas contratações estão previstas nestas mesmas áreas. O objetivo das contratações é suportar o crescimento das operações no País e encerrar o ano com 50 milhões de euros de faturamento somente no Brasil. A Totvs anunciou abrir 50 vagas para as suas unidades no interior paulista ao longo de 2009. São 35 vagas para tecnologia e as demais para as áreas de serviços, administrativa e comercial. O número de contratações pode ser ainda maior na Totvs. Em 2008, foram anunciadas 30 vagas, mas 74 pessoas foram contratadas. Não anunciaram demissões.

É necessário analisar bem antes de alardear demissões em massa. Há sim demissões em grande quantidade ocorrendo na Europa, Ásia e EUA, mas aqui no Brasil, o que está acontecendo é a redução de oferta de vagas e não a extinção delas.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.