"Um passo de cada vez!" Entrevista CEO Edifier

EXCLUSIVO!

Entrevistamos o presidente da Edifier , via email, (sede na China), o senhor Zhang Wen Dong e Alejandro Huang -diretor comercial das operações da EDIFIER para o Brasil(empresa Agora Digital Informática). Para eles, brasileiro realmente gosta de música de qualidade, de um bom som e de equipamentos de grande fidelidade. Na nossa conversa falamos sobre CeBit, novas tecnologias, mercado, design e wireless.

[photoframe size=large desc='Zhang Wen Dong - CEO EDIFIER' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/quotum-passo-de-cada-vezquot-entrevista-ceo-edifier' filename='presidente_edifier.jpg']

Confira um pouco mais sobre o que pensa e o que anda acontecendo com a marca EDIFIER.

FórumPCS – O que é um audiófilo?

Alejandro Huang – O termo vem do grego áudio = som + filo = amigo. O audiófilo é um amante do som que gosta de ouvir música ao vivo e também reproduzida eletronicamente. Faz todo o possível para melhorar ainda mais os desempenho dos aparelhos, a fim de apreciar os instrumentos musicais e os cantores em toda sua plenitude (os detalhes da música), como se estivessem em um show ao vivo.

FórumPCS – Que tipos de limitações mais irritam os audiófilos?

Alejandro Huang – Isso varia muito de cada pessoa. Uns fazem questão que tenha controle de grave e agudo, outros preferem as caixas tradicionais em MDF, outros procuram por caixas de som com alguma tecnologia específica.

FórumPCS – O audiófilo tem perfil definido, mas as idades são variadas. Há produtos específicos para todo tipo de usuário audiófilo?

Alejandro Huang – Sim, temos uma linha para esse público (na faixa dos 30 a 45 anos). Temos o modelo S2000, uma caixa de 80W RMS, com amplificador externo e controle remoto, possui um acabamento de piano, chamamos de acabamento em laca.

Temos também as caixas valvuladas, onde é amplificada a válvula e passam por menos componentes, tendo menos resistência ficando o som mais cristalino, harmônico. Essas caixas não são propriamente ditas hi end, mas a acabamento, os componentes e o design industrial são considerados de alta qualidade no segmento de multimídia.

FórumPCS – Em um mercado onde a maioria das pessoas ainda se deixa enganar pelo conto do PMPO a Edifier lança produtos com potência real em Watts e com preços acima dos praticados pela maioria dos fornecedores do segmento. Seria um nicho do segmento de luxo para ouvidos sensíveis?

Alejandro Huang – Acreditamos na busca incessante de qualidade e tecnologia nos produtos Edifier. Competimos no mercado pela diferenciação, transparência nas informações (por isso as potências são informadas em RMS), qualidade e design inovador das caixas de som. Temos uma extensa linha de produtos que são divididos por séries, fazendo com que conquiste um amplo público.

FórumPCS – O que é a tecnologia anti-distorção? Como ela controla e equaliza a ânsia do usuário de querer usar toda a potência que tem?

Alejandro Huang – Essa tecnologia é patenteada pela Edifier Enterprises, chama US PATENTED TECHNOLOGY-EIDC. Funciona da seguinte forma: o usuário pode aumentar o volume de uma só vez que o aparelho regula a qualidade do som sem ter a distorção, o que a maioria das caixas não possui. Dos produtos Edifier no Brasil possuímos por enquanto dois modelos com essa tecnologia: a MP300, uma linha portátil para notebook e a C2 com amplificar externo e controle remoto sem fio.

FórumPCS – Quando chegarão as caixas de maior potência? Que novidades podemos aguardar?

Alejandro Huang – Recebemos nesta semana os protótipos dessas caixas. São caixas da linha hi end no segmento de multimídia onde os produtos têm potência de no mínimo 140 W RMS. Para o consumidor, vai ser lançado no começo de maio. Essa é a primeira novidade, a segunda é que para o segundo semestre vamos receber modelos novos para a linha portátil e alguns novos modelos da linha para I pod.

FórumPCS – O mercado de home theater e áudio para portáteis está em franco crescimento e promete ser um ano bem animado em vendas. O que pensa em fazer a Edifier para ganhar ainda mais mercado?

Alejandro Huang – Estamos há 3 anos e meio no mercador brasileiro, conquistando uma posição vantajosa junto aos seus concorrentes diretos. Na revista Info deste mês, saiu a pesquisa info de marcas consumidor onde em equipamentos de som, ficamos pelo segundo ano consecutivo umas da marcas mais lembradas pelos leitores. Nossa estratégia para ampliar ainda mais o mercado é de introduzir sem intermediários o nosso produto nas grandes magazines, pois desta forma podemos realizar um trabalho mais eficaz junto com o consumidor final.

FórumPCS – Qual linha de marketing a empresa adota?

Zhang Wen Dong – Para uma marca crescer é necessário muito esforço e resistência (lidar com a dificuldade do mercado), muitas empresas acham que para isso precisa investir em publicidade massiva, mas para a Edifier, pensamos diferente. Acreditamos que o produto precisa ter primeiro, qualidade, pois dessa forma o cliente fica satisfeito e acaba fazendo a famosa propaganda “boca a boca”. Se a qualidade e o design do produto forem bons, o consumidor acaba reconhecendo. A Edifier entrou no mercado europeu há poucos anos e já conseguimos sentir uma boa aceitação desse público em relação ao design e a qualidade.

O mais importante é reconhecer a cultura local de cada país, não podemos pensar em divulgar e difundir a cultura chinesa para outros países, não em se tratando de produtos, infelizmente ainda é difícil para os estrangeiros aceitarem que alguns produtos chineses têm qualidade. Para isso a estratégia é reconhecer a cultura de casa país e adequar o produto a necessidade do consumidor. Nossa equipe viaja para conhecer diversos países e assim desenvolver os produtos. Tem que ter design globalizado e uma visão de mercado.

FórumPCS – O wireless é a tendência para 2008?

Zhang Wen Dong – Hoje a tendência é essa, as pessoas gostam de ser livres, podemos ver a evolução da telefonia celular. Para o segmento de áudio ainda é recente e pouco desenvolvido, pois é diferente essa tecnologia. Em telefonia celular, no caso o bluetooth a transmissão é de dados, já a transmissão de áudio e home teather tem uma dificuldade, pois há muita interferência, ficando a qualidade comprometida.

O nosso modelo a Rainbow a transmissão é feita através de infravermelho, um conceito inovador, pois essa transferência é por luzes não captando a interferência das ondas. A tecnologia wireless para esse tipo de produto ainda está em desenvolvimento, ele só funciona em um ambiente fechado, pois ainda não tem a capacidade de ultrapassar paredes, mas estamos sempre na busca de tecnologia.

FórumPCS – Existe a possibilidade da Edifier entrar na onda dos sem-fio e lançar cxs de som wireless?

Alejandro Huang – Sim. A Edifier está sempre em busca de avanços tecnológicos e acompanhando as tendências de mercado. Na CES neste ano, ocorrido em Lãs Vegas podemos acompanhar alguns lançamentos de produtos, entre eles, o modelo Rainbow, uma caixa com sistema wireless, conquistando assim o prêmio em inovação, pois sua transmissão é feita através de infravermelho não captando as interferências de ondas.

Esse aparelho foi demonstrado agora na CEBIT na Alemanha, pela Edifier Internacional.

FórumPCS – Como foi a participação da Edifier na IF 2008?

Zhang Wen Dong – A IF2008 Alemanha é uma premiação de melhor design industrial para todos os tipos de segmento, pode ser para produtos de tecnologia, produtos de decoração de casa, entre outros.

Foram selecionadas no total de aproximadamente 2200 empresas do mundo todo, sendo 800 premiadas. Dessas premiadas, 50 empresas ganham o prêmio Ouro IF2008, infelizmente a Edifier não ganhou desta vez. Só a Apple ganhou 8 prêmios ouro, uma empresa taiwanesa ganhou 1 e as demais são todas européias e americanas.

Mas, a Edifier está muito orgulhosa com os dois prêmios, pois foi a única empresa da China que conquistou esses prêmios. Ganhamos um prêmio de melhor design industrial com o modelo de caixa S730 MKII e um outro modelo, a Wireless Raibown uma caixa de som com tecnologia sem fio.

A CeBIT é a maior feira mundial do ramo de informação e comunicação. Este ano estiveram presentes 5845 expositores de 75 países.

FórumPCS – Qual o tamanho da Edifier?

Zhang Wen Dong – A Edifier na China é considerada uma empresa de médio porte, mas que está com a marca em forte crescimento no mercado. Nos preocupamos com o desenvolvimento dos produtos e temos como base três pilares:

1. Inovação do produto na parte de design.

2. Adequar o produto a necessidade do consumidor.

3. Adaptar os produtos na cultura local, pois a empresa precisa ter um panorama internacional.

FórumPCS – O tema da CeBit deste ano é sobre tecnologia verde, responsabilidade social, a Edifier tem algum projeto e qual é?

Zhang Wen Dong – Toda a fábrica precisa ter essa responsabilidade ambiental. A Edifier é uma da pioneira na fabricação de equipamento de som com o selo Roh´s (limita o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente e ao ser humano). Isso vale tanto para os produtos vendidos na China como nos produtos para exportação.

Os produtos Hi End já estão sendo desenvolvidos para um menor consumo de energia, já em relação a reciclagem, a Edifier já se adequou as exigências feita pela comunidade européia, como exemplo, as caixas que são feitas em MDF, a densidade é reciclável.

FórumPCS – O que significa Edifier?

Zhang Wen Dong – Vêm do chinês e significa “um passo de cada vez”. A base de toda a estrutura é a lealdade e uma boa equipe de desenho industrial de áudio. Nossa missão é fornecer a melhor qualidade de produtos de alto falante e nossa meta é nos tornar líder no mercado mundial.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment