Motociclismo 

Qual o modelo ideal para o seu evento?

IMG_8672
Estradas cada vez mais cheia de motos e cada vez mais os eventos aumentam em tamanho e em custos.

O motociclismo cresceu muito em quatro anos e com eles o setor de eventos para o público de duas rodas. Mas ele mal cresceu e já começa a se redefinir.

O mercado de motociclismo brasileiro sofreu profundas mudanças em quatro anos. Mas uma delas chamou muito a atenção. Enquanto o segmento de motos de até 300cc estava em queda e o mercado se adequando aos novos tempos após o boom de 2008 a 2010, eis que, para nossa surpresa o mercado de motos acima de 500cc e de motos premium cresceu absurdamente e com ela o motociclismo de eventos e o mototurismo.

Hoje existem vários tipos de eventos e está dividido em:

1 – Encontros

2 – Aniversários

3 – Carpe Diem

4 – Indoor

5 – Lançamentos

6 – Feirões

Estes modelos de eventos destinados ao motociclismo possuem características próprias e é interessante abordar cada um deles.

Comecemos pelos ENCONTROS. Os encontros, como o próprio nome já diz, são eventos realizados em uma cidade, em determinada época do ano ou dentro de uma periodicidade, para a qual todos os motociclistas se dirigem vindos de todas as partes do Brasil. Há bandas, hospedagem, gastronomia, 0800 e troféus. Os troféus são lembranças que são entregues apenas a quem foi ao encontro.

Os 0800 podem ser almoço (feijoada, churrasco ou camarãozada) ou café da manhã. Há encontros que promovem competições entre os participantes e isso depende de cada organização. Outros disponibilizam área de camping. Tudo isso é pago com grana de patrocínio privado ou por verba pública normalmente vinda das secretarias de cultura ou turismo.

Hoje há um questionamento a respeito dos 0800. Os custos com tais refeições fornecidas a custo zero estão cada dia mais caros e em alguns encontros chega a custar o mesmo preço da contratação da banda. O motivo é o crescimento do setor de mototurismo. A cada ano aumentam o número de pessoas que entram para o motociclismo de eventos e viagens e isso está encarecendo o 0800. Alguns encontros não conseguem cobrir o custo disso e em outros a comida acaba muito cedo e isso é um grande problema, pois não pode deixar faltar comida. E quando falta começa outra grande correria para comprar o que está faltando e, sabemos, quem compra na conveniência paga mais caro.

Os ANIVERSÁRIOS são promovidos pelos motoclubes para comemorar mais um ano de estrada. Normalmente é feito em algum lugar que possa receber muitos motociclistas. Aqui também a festa é toda paga pelo MC e se ela for aberta aos outros motoclubes a conta será ainda mais cara. Uma boa ideia é comemorar a festa de aniversário de dois ou três MCs no mesmo dia. Isso reduz custos e aumenta o público. A dica para ter uma estimativa de custos é ver quem são os amigos comuns no Facebook. Funciona e ajuda a reduzir os custos.

O CARPE DIEM é um modelo de evento tipo – ‘aproveite’ ou ‘curta’. São passeios previamente programados onde o grupo de motociclistas tem uma lista de lugares e restaurantes a visitar. Pode durar uma semana ou apenas um fim de semana. É bem divertido e os participantes normalmente só param quando chegam no hotel para dormir. Nesta modalidade o hotel e os almoços e jantares estão incluídos no pacote.

O INDOOR ou MotoIndoor é um evento fechado onde um hotel é fechado e tudo acontece dentro do hotel. Almoço, palestras, gincanas, passeios em volta (normalmente não usam a moto) show, boate e palestras. O Indoor é uma alternativa segura e barata. No pacote, sempre em apartamento duplo, privilegia a ida de casais e famílias. Podem ter todas as refeições inclusas ou apenas o almoço. Dura um fim-de-semana ou feriadão. A vantagem é conhecer lugares com hotéis de ótima qualidade – o qual sempre volta a ser frequentado pelas famílias ou casais mesmo depois do Indoor.

Antes as festas de LANÇAMENTOS DE MODELOS DE MOTOS eram feitas apenas pelos fabricantes, em salões do setor ou no eixo Rio-Sampa. Mas isso mudou. Agora, em razão do forte crescimento no setor, as festas de lançamento acontecem nas concessionárias das diversas marcas. Os eventos de lançamento e até mesmo de comemoração de ano de vida naquele mercado, se revestem de ações fortes. Contratam bandas, bebidas, comidas, brindes e até o suspense antes do lançamento onde as motos ficam no salão cobertas com panos até que chegue a hora da sua apresentação. Algumas chegam ao requinte de trazer celebridades do mundo das duas rodas para realizar esta apresentação, como se fosse um aval ao novo lançamento. E muitas vezes dá certo e vendas ou reservas acontecem.

Fechando a sequência é hora dos FEIRÕES. Nestes megaeventos estão presentes todas as marcas com seus lançamentos. Há empresas de acessórios, revendas de motos usadas, financeiras, lavagem, troca de óleo, gastronomia, Detran, despachantes e até apresentação de performances. O Feirão é focado em negócios. Tanto serve para compra e venda entre pessoa física e jurídica, como também, para buscar novas parcerias por parte de novas empresas. O Feirão ferve na cidade de sexta a domingo de oito da manhã até às 22 horas. Nos Feirões você chega na moto e pode voltar pra casa em outra moto, no mesmo dia. Basta que a negociação aconteça. Normalmente estes Feirões são suportados por uma forte campanha de mídia a qual garante que a estrutura montada e a proposta do evento venham a interessar a ambos os públicos.

Fique esperto. Antes de definir qual o modelo do seu evento, confira estas dicas e converse com seu motoclube e apoiadores. Vai ajudar a evitar surpresas… ou melhor: prejuízos.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.