Portabilidade chega ao Amapá e Roraima a partir de hoje.

Usuários de telefonia fixa e móvel que vivem nas regiões atendidas pelos DDDs 15 (SP), 95 (RR) e 96 (AP) terão acesso à portabilidade numérica – o serviço que permite a troca de operadora com a manutenção do número do telefone – a partir desta segunda-feira (26/01). Com a extensão do serviço às três novas regiões, mais 2,55 milhões de assinantes de telefonia no País passarão a contar com a portabilidade numérica.

Boa Vista (RR) e Macapá (AP) são as duas capitais incluídas na 10ª fase de implantação da portabilidade, completando 22 capitais atendidas em todo o País. Conforme o calendário de implantação gradativa do serviço, já é possível trocar de operadora sem mudar o número do telefone nas capitais: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luiz (MA), Teresina (PI), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).

Com a entrada de três novos DDDs a partir de segunda-feira, a portabilidade estará acessível a um total de 51 DDDs e atenderá 110 milhões de usuários. A previsão é que o serviço estará nos 67 DDDs existentes em todo o território nacional até a primeira semana de março deste ano.

A portabilidade numérica que atenderá, a partir desta segunda-feira, usuários de 4.668 municípios brasileiros, além das 22 capitais, a contar desde 1º de setembro de 2008, quando começou a ser implantada, já permite que todos os usuários de telefonia dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins tenham acesso ao serviço. A portabilidade numérica ainda não chegou a nenhum DDD dos estados do Rio de Janeiro, do Pará, de Pernambuco e no Distrito Federal. Nesta segunda-feira, o serviço se tornará acessível para todos os usuários do Amapá (DDD 96) e de Roraima (DDD 95).

A Portabilidade no Brasil.

De acordo com a Base de Dados de Referência da ABR Telecom, a Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro de 2008, 260.673 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 65% (169,6 mil) referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 35% (90,4 mil) de telefonia fixa. A média diária de pedidos de portabilidade, considerando-se os mais de quatro meses de serviço é de 1.806. Na comparação com a média registrada pela ABR Telecom no primeiro dia do serviço no Brasil, houve um acréscimo de 46 %. No primeiro dia de portabilidade no Brasil, a ABR Telecom recebeu 1.238 solicitações de transferências nos oito DDDs que inauguraram o serviço.

Até a meia-noite dessa quinta-feira (22/1) 169.885 usuários tiveram seus números de telefones mantidos após concluídas as transferências de operadoras de serviço. Desses, 67% (113,5 mil) são usuários de telefonia móvel e 33% (56,3 mil) assinantes de telefonia fixa.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment